O texto, publicado na revista dominical do jornal O Globo, em 11 de fevereiro de 2007, anuncia o lançamento de um livro onde se desvendam numerosos casos e histórias de mulheres negras, pioneiras, destacadas e bem sucedidas na História do Brasil. Casos e histórias que abrangem os mais variados níveis e circunstâncias sociais, da diplomacia ao samba.
O livro é Mulheres negras do Brasil, de Érico Vital Brazil e Schuma Schumaher, editado pelo Senac Editoras. Ainda não consegui encontra-lo para leitura integral, então me baseio na matéria: a primeira negra incluída numa delegação olímpica do país foi Melânia Luz, em 1948, dezesseis anos depois da primeira mulher, Maria Lenk, em
A primeira negra a cursar o Instituto Rio Branco e fazer carreira diplomática foi Mônica de Menezes Campos. A primeira negra a integrar o corpo de baile do Teatro Municipal foi Mercedes Batista. A primeira Miss Brasil negra foi a gaúcha Deise Nunes. E Zaira de Oliveira, primeira mulher do compositor Donga, foi pioneira ao conquistar o prêmio de canto do Instituto Nacional de Música, em 1921.
Uma parte dessas histórias de sucesso da mulher negra já haviam sido levantados e publicados no Dicionário de mulheres do Brasil, publicado em 2000 por Jorge Zahar Editor, inclusive alguns pelos próprios autores do Mulheres Negras, Érico e Schuma, que decidiram aprofundar-se no assunto, com esse novo livro.
Na entrevista eles confessam que não pretendem esgotar o tema, que é tão amplo e provávelmente cheio de surpresas, mas dar a maior contribuição possível para se lançar luz sobre a história de tantas mulheres brilhantes, e tão pouco lembradas. Esse é também o meu caso: já venho reunindo material sobre o assunto, mas sei que há muito o que se pesquisar e compreender.
Tenho esperança de que o meu não seja um interesse solitário, que haja mais gente sintonizada com essa parte da História. Quem sabe o leitor ou a leitora possam também dar sua contribuição?
Célia Borges
Um comentário:
desejo fazer um estudo sobre mulheres negras suas lutas e vitórias.Se possível me ajudar no meu tcc, pois estou cursando serviço social e ainda vejo muito racismo .
Postar um comentário