A exposição “100 Anos de Imigração Japonesa no Brasil” foi aberta nesta segunda-feira, dia 4 de agosto, no Corredor Cultural Cecil Wall de Carvalho, da Associação Universitária Dom Bosco, onde permanecerá até o próximo dia
O acervo exibido – 40 quadros com imagens históricas da chegada dos japoneses ao Brasil e os primeiros tempo de trabalho na lavoura de café – foi reunido pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, e a mostra está sendo realizada em conjunto com a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Resende, presidida por Paulo Oyadomari.
Entre os destaques da exposição está a foto da chegada dos primeiros japoneses, num total de 165 famílias, vindas à bordo do Kasato Maru e desembarcadas no dia 18 no Brasil no dia 18 de junho de 1908. Era um total de 780 imigrantes, que foram trabalhar nos cafezais do Estado de São Paulo.
Os quadros expostos retratam ainda os difíceis primeiros anos, enfrentando o choque cultural, as péssimas condições de trabalho e os salários irrisórios, até sua ascensão social, primeiro através da compra de terras para a agricultura, e atualmente inseridos nos mais diversos setores produtivos e de prestação de serviços.
Outros itens da exposição são uma armadura de samurai, manequim com roupa típica do Japão, e bandejas de comidas japonesas modeladas
Célia Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário