Ainda estamos no inverno, mas nem parece. Desde meados de agosto entramos, por assim dizer, na meia-estação. O clima do planeta está mudando, e não há meteorologia que nos proteja!!! Por isso, nunca é demais ficarmos atentos, adaptando as providências necessárias ao sucesso do jardim aos novos tempos. Antecipar um aumento na freqüência das regas é medida urgente, para enfrentar a evaporação inesperada, que pode comprometer vasos, canteiros e jardins.
Apesar da Primavera apressadinha, ainda é tempo para as podas de formação e para adubar as plantas. As que já floriram, entretanto, devem seguir seu ciclo, sem maiores manejos. É importante, entretanto, observar a ocorrência de pragas, tomando as providencias adequadas para extermina-las, antes que se propaguem para outras (Há três postagens anteriores, sobre métodos naturais de combate aos inimigos dos vegetais, nessa série) .
A exuberância da natureza vem se manifestando antes da época esperada, não só na flora, mas na fauna, com a passarada encantando nossos amanheceres e finais de tarde. E a nossa cidade – Resende – ainda que tão mal-tratada do ponto de vista ambiental, mostra sua pujança e capacidade de recuperação na florações dos ipês amarelos e nas copas vermelhas dos mulungus.
Linda cidade essa nossa, cuja beleza resiste à tudo, produzindo inesquecíveis cartões postais às margens do nosso Rio Paraíba do Sul... e também nas ruas sombreadas da região do Manejo – Vila Julieta, Alvorada, Liberdade... – cujo maior patrimônio de suas casas simples, são seus jardins majestosamente floridos...
Célia Borges
2 comentários:
Celia, li seu comentário sobre o texto do Mainardi, que coloquei no blog. Amahã vou refazer meu Skype (que foi 'pro espaço' por causa de um vírus). Quando tiver refeito, te mando convite para que a gente possa conversar sem necessidade de telefone e interurbano. Se precisar, te digo como fazer para baixar este programa.
Beijocas, Ju
Célia, depois que sua matéria sobre a nossa 'sociedade covarde' estiver pronta, me envia por e.mail?
Ju
Postar um comentário