.
-----------------------------------------------------
"Criar um jardim é buscar um mundo melhor. Em nosso esforço para aperfeiçoar a natureza, somos guiados por uma visão do paraíso. Quer o resultado seja uma obra-prima da horticultura ou apenas um modesto recanto vegetal, ele se baseia na expectativa de um futuro glorioso. Essa esperança de futuro está no cerne de toda a jardinagem. Quem trabalha o solo precisa fazer uma previsão com algumas semanas de antecedência ou imaginar o jardim no ano seguinte, pois a maioria dos jardineiros está convencida de que a melhora está a caminho. Portanto, a jardinagem é um exercício de otimismo. Às vezes é a vitória da esperança sobre a experiência."
"Ainda que todas as formas de jardinagem sejam válidas, nem todos os resultados podem ser considerados uma realização artística. Para que um jardim seja um prazer estético, é preciso um cérebro que planeje a estrutura e escolha o conteúdo. Como assinalou Russel Page, a idéia, ou mesmo o tema, deve vir em primeiro lugar. O tema pode ser qualquer coisa: um padrão geométrico, um grupo de plantas, uma característica da paisagem já existente – uma árvore, um muro, uma massa d’água – ou um conceito arquitetônico, com espaços demarcados. Se o tema for realçado e bem sucedido, se a idéia for clara, se a composição do volume, da forma, da cor for boa, se a plantação resulta num conjunto harmonioso, pode-se dizer que o jardim é uma obra de arte."
"Enquanto que a jardinagem básica – fazer crescer as plantas – é fácil, criar uma obra-prima é bem mais difícil. Há muitos fatores em jogo. O solo, o clima, o momento oportuno de cada ação e a viabilidade do trabalho têm que ser levados em conta. Os jardins nunca ficam prontos. Estão sempre fluindo, e seu momento de perfeição é efêmero. Captar essa visão, como uma fotografia, é fixar aquele breve momento de esplendor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário