22 de março de 2008

PAISAGISMO E JARDINAGEM III – Orquídeas e bromélias dentro de casa: um desafio



Eu considero que não há gesto mais gentil e sensual do que oferecer orquídeas de presente. Ganhar uma orquídea é coisa que dificilmente vai deixar de sensibilizar o coração de uma mulher. Mas às vezes são as próprias que nos seduzem, e nos deixamos levar pelo entusiasmo de nos dar, nós mesmos, um belo presente, levando para casa uma tentação em forma de flor.

Ganhar ou comprar uma orquídea pode ser uma experiência maravilhosa...o difícil é mante-la viva, saudável e florindo tanto quanto suas características botânicas permitem. A maioria das espécies disponíveis nas floriculturas são epífitas, ou seja, plantas que vivem sobre outras, sem entretanto retirar nutrientes, apenas apoiando-se nelas. Por isso o seu “habitat” natural e mais adequado é sobre os troncos de árvores. Elas também podem ser colocadas em arbustos ou placas de xaxim, além de troncos mortos. Mas todas essas soluções são externas.

A dificuldade do cultivo em ambiente interior vem do fato de que a maioria delas prefere sol. Mesmo as famílias que se adaptam bem à meia sombra, como as Cattleyas, não reagem bem à um sombreamento predominante, e no caso, a meia sombra significa também algum sol, ou pelo menos bastante luz. Por isso, é muito comum que a sua bela planta, quando deixada em ambiente fechado, em poucas semanas vá perdendo as flores, amarelando as folhas, e, se não houver um pronto socorro, virando um lixo ressecado.

Difícil, entretanto, não quer dizer impossível. Se forem observadas certas condições, como a colocação do vaso num local adequado, oferecendo tanto sol e luz quanto necessário, regas na medida certa – nunca demais nem de menos – e proteção contra pragas e insetos, você pode ter sim, e por muito tempo, uma bela orquídea florida dentro da sua casa. Mesmo assim orquídeas são caprichosas, e você vai precisar amar a sua, dando a ela toda a atenção que puder, mudando-a de lugar e adaptando os cuidados, até sentir que ela está plenamente satisfeita.

Outra questão delicada é que as orquídeas estão entre as mais ricas famílias botânicas da natureza, possuindo uma infinidade de espécies, que variam muito do ponto de vista de suas exigências. Por isso, identificar e conhecer um pouco das “manhas” da sua planta pode ajudar muito no cultivo. Para o colecionador existe uma grande quantidade de livros e revistas, mas quem tem poucos exemplares, pode pesquisar na internet, pois existem muitos “sites” especializados sobre o assunto.

Iguais atenção e delicadeza são exigidas de quem quer cultivar bromélias em interiores. Mesmo aquelas espécies identificadas como “de sombra”, tem dificuldades em ambientes fechados e escuros demais. Até mesmo uma boa claridade indireta pode ser insuficiente para manter sua planta saudável. Por isso é preciso sensibilidade para ir trocando a planta de lugar, até sentir que ela encontrou boas condições para sobreviver. No caso das bromélias, é importante também observar os riscos de proliferação de insetos, como inclusive o mosquito causador da dengue. Usar borra de café ou uma solução de cloro bem diluído, na rega de pelo menos uma vez por semana, é indicado para evitar esse tipo de problema.

Célia Borges

Nenhum comentário: