2 de junho de 2009

SESSÃO SOLENE DA ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA EMPOSSOU NOVOS PRESIDENTE DE HONRA




A Academia Itatiaiense de História realizou, no sábado, dia 30 de maio, a sua Sessão Solene comemorativa dos 20 anos de emancipação político-administrativa do município, e dos 17 anos da própria academia. A cerimônia foi presidida pela professora Alda Bernardes de Faria e Silva, e na oportunidade, foram empossados os novos Presidentes de Honra, o prefeito de Itatiaia Luis Carlos Ferreira Bastos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Delfino, o juiz da Vara Única de Itatiaia, Dr. Marvin Ramos Rodrigues Moreira, o diretor comandante do Centro de Recuperação Sargento Max Wolff, Ten.Cel. Dr. Fernando Augusto Araújo de Oliveira, e o sócio fundador da academia, Cel. Cláudio Moreira Bento.
Além das posses, foram homenageados com Diplomas de Mérito Cultural dois dos sócios acadêmicos que mais se destacaram nesses 17 anos da entidade, o esportista Jorge Barbosa da Silva, Consultor Especial da prefeitura municipal de Itatiaia, e o jornalista Rui Fernando Moreira Camejo, Diretor de Comunicação Social da mesma prefeitura. O Cel. Cláudio Moreira Bento apresentou comunicação sobre os 17 anos da Academia Itatiaiense de História, e a arquiteta e sócia acadêmica Ednamara Gouvea fez uma palestra, com apresentação de um áudio-visual, sobre a luta emancipacionista, e os 20 anos de independência político-administrativa do município.
Estiveram presentes, entre as dezenas de convidados, a secretária de Educação e Cultura do município, Elenir Laurindo Pereira, a secretária de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Regina Fialho de Barros, o presidente e o vice-presidente da Academia Resendense de História, professores Marcos Cotrim e Júlio Fidelis. Atuando na recepção do evento, o incansável e sempre solícito Secretário Geral da academia, acadêmico Carlos Lima, e como mestre de cerimônias, substituindo a titular professora Anamaria Dile, essa humilde cronista. Que, por estar ocupada na apresentação da cerimônia, falhou como fotógrafa, só podendo apresentar a foto acima, em que aparece no coquetel de encerramento, em companhia da presidente da Acidhis, professora Alda Bernardes. Tentarei postar mais e melhores fotos, com auxílio de outros colegas presentes.
Célia Borges