5 de maio de 2010

IMAGENS DE ITATIAIA – Esperanças frustradas por um governo sem rumo



A eleição do empresário Luis Carlos Ferreira Bastos para prefeito de Itatiaia no ano passado, renovou as esperanças da população, já cansada da alternância no poder de administrações incompetentes e comprometidas com a politicagem local, que condenaram o município à estagnação. Mas, passados dezesseis meses, as esperanças deram lugar à frustração, já que pouca coisa mudou, e a velha cartilha continua sendo seguida: muita promessa e pouca realização.
O prefeito segue reclamando que não tem dinheiro, mas como não há transparência na prestação de contas, não temos como saber. As reuniões que vêm sendo realizadas à título de prestação de contas do secretariado, são informadas em cima da hora e de forma a evitar que a população realmente compareça, fiscalize e cobre. No entanto, se o leitor/eleitor/morador atento se der ao trabalho de acompanhar a publicação de atos oficiais, já terá motivos de sobra para desconfiar de, senão malversação do dinheiro público, pelo menos numa inexplicável inversão de prioridades.
É compreensível que o poder público municipal tenha suas dificuldades financeiras, é justificável que não dê para resolver todos os problemas do município ao mesmo tempo. Mas não é razoável que a administração tenha começado atirando para todos os lados, prometendo “mundos e fundos”, e passados tão poucos meses já consiga demonstrar tanta inércia, tanto descaso e omissão.
Diversos Conselhos Municipais foram renovados ou reativados... mas continuam não funcionando. O cidadão de Itatiaia continua tendo que ir se consultar em unidades de saúde do município vizinho de Resende. A Educação pode estar razoável, mas até onde se saiba, nada brilhante. A Secretaria de Obras não tem dinheiro nem para tapar buracos, e as reivindicações da população demoram semanas, senão meses, para serem atendidas. Volta e meia falta água, e a água que vem é de qualidade duvidosa na maioria dos bairros. E a Secretaria de Meio Ambiente, ao que se sabe, não tem recursos para operar e cumprir suas responsabilidades.
A lista de problemas não solucionados é quase tão grande quanto a lista de projetos municipais que foram lançados, divulgados, mas não saíram do papel. A área de Assistência Social parece ser a campeã nesse tipo de projeto. À essa somem-se os projetos da vice-prefeita Gilda Molica, que vinha se empenhando em iniciativas também de cunho social, como para aumentar e melhorar a reciclagem de lixo, e formação de cooperativas profissionais, e que foi exilada da administração juntamente com seus projetos.
Como os governos federal e estadual, a atual administração municipal parece acreditar que basta criar projetos e divulgá-los, para satisfazer a população. Mesmo que não tenho a menor intenção de levá-los adiante. E assim, segue semeando promessas, e produzindo frustrações.
No início de março o prefeito anunciou que pôs em dia as contas públicas, pagou e negociou dívidas federais e estaduais, e que assim o município está novamente habilitado a receber verbas. O que pode ser bom. Ou talvez, nem tanto assim. Depende de como o dinheiro vai ser gasto. Há contratos, como o da publicação de atos oficiais, que beira o escândalo, e que precisam ser revistos. Os funcionários públicos, assim como a população, devem se manter atentos ao que acontece no IPREVI. Seria interessante também que se identificasse o secretariado do município, apontando quais são os cargos, os titulares e os seus salários, para evitar, quem sabe, a existência de algum secretário fantasma. Saravá!!!!
Célia Borges

PROJETO DE TEATRO GESTO CRIATIVO EM ITATIAIA



As atividades do Projeto de Teatro Gesto Criativo estão sendo retomadas, e a coordenadora, professora Cláudia Hartung, informa que as oficinas são abertas à comunidade e gratuitas, respeitando o critério de idade para inscrições nas turmas.
O projeto está sendo desenvolvido desde o segundo semestre do ano passado, atendendo a alunos da rede municipal à partir dos oito anos. Atualmente as aulas acontecem no Teatro Oswaldo Mota, às segundas de 8h30 às 10h30 para a faixa de 8 a 10 anos; terças, das 8h30 às 11h, para a faixa de 10 a 12 anos; quartas, das 19 às 22h, para maiores de 18 anos, e sextas, das 14h às 17hs para a faixa de 13 a 17 (esta está com inscrições esgotadas).
Também estão sendo realizadas aulas em Penedo, na Escola Municipal Fernando Otávio Xavier, às segundas, das 14 às 17 horas, para a faixa de 10 a 14 anos, e na Vila Flórida, na Escola Municipal Léa Duarte Jardim, às sextas, das 8h30 às 11h, também para a faixa de idade de 10 a 14 anos.
Segundo a coordenadora, as atividades das oficinas visam o desenvolvimento das habilidades artísticas à partir da linguagem teatral, tendo como conteúdos a expressão corporal e verbal, a improvisação, a interpretação e a dramaturgia.
Além dos conteúdos específicos das artes cênicas, também é proporcionado ao aluno o contato com outras formas de manifestações artísticas, incluindo a educação musical, apreciação de obras de arte e o resgate da cultura popular, através dos contos, lendas e brincadeiras folclóricas.
Célia Borges