25 de julho de 2009

SAÚDE – A ameaça da Gripe Suina e como evitá-la

Apesar das amplas informações que vêm sendo divulgadas pela imprensa sobre o assunto, ainda tenho encontrado muita gente preocupada e perplexa com a ameaça da Gripe Suina. E os prognósticos da Organização Mundial de Saúde são realmente assustadores: nos próximos dois anos, quase metade da população mundial poderá ter sido infectada. E ainda não há como avaliar a proporção dos casos fatais, nem quando e como a vacinação poderá ser oferecida, ou se ela será eficaz.
Diante desse quadro, a melhor indicação é evitar o pânico, e redobrar os cuidados pessoais e familiares, tanto para evitar a propagação do vírus, quanto para impedir que ele se torne um risco à vida do paciente. Pessoas com boas condições de saúde, podem atravessar o processo da Gripe Suina como uma gripe comum, das muitas que têm nos assolado a cada inverno. Os casos fatais estão mais relacionados com pessoas que apresentam algum tipo de fragilidade, como baixa imunidade por outras doenças, problemas respiratórios pré-existentes e gravidez.
Manter o organismo tão saudável quanto possível é a melhor forma de prevenção às possiveis complicações da Gripe Suina. Uma boa alimentação, exercícios regulares, algum tempo ao ar livre, de preferência sob o sol... essa é uma receita de saúde para qualquer faixa de idade, e também uma boa providência para prevenir qualquer doença. Não existem regras estabelecidas, porque cada organismo é diferente, mas uma dieta equilibrada e a ingestão de líquidos – o que costumamos nos esquecer no inverno – pode fazer grande diferença, na hora em que seu corpo precisar das ferramentas necessárias para combater qualquer doença.
Mas é muito importante também combater as oportunidades de contágio. Por menor que seja o efeito da doença sobre o seu organismo, você sempre pode correr o risco de propagá-la para outras pessoas, e por isso, todo o cuidado é pouco. Segundo as autoridades sanitárias, o vírus da Gripe Suina pode sobreviver até dez horas em superfícies como torneiras, maçanetas de portas, e notas de dinheiro. Por isso, a primeira providência é lavar as mãos, tantas vezes quantas for possível, durante o dia. E reforçar essa providência, quando for lidar com pessoas mais sensíveis, como crianças, gestantes ou doentes. O uso de álcool em gel, ou outros produtos bactericidas para as mãos são indicados, principalmente para quem não tem a chance de lavar as mãos frequentemente.
O contágio de pessoa para pessoa, em ambientes úmidos e fechados, também oferece riscos, e deve ser sériamente considerado, principalmente no sentido de evitá-lo. Isso nem sempre é possível, mas se for indispensável a presença em locais como hospitais, e salas de espera de clínicas e consultórios onde pode haver outras pessoas infectadas, o uso de máscaras, principalmente por aquelas pessoas já vulneráveis, é extremamente indicado. Essa providência tambem é indispensável quando se visita pacientes hospitalizados. Aeroportos e aviões, rodoviárias e ônibus, podem ser locais propícios à propagação da gripe, e por isso, ao frequentá-los, nunca é demais agir com atenção e cuidado.
A possibilidade de que qualquer um de nós venha a ser contaminado pela Gripe Suina é grande, e não adianta fingir que o problema não existe, como também não adianta ficarmos apavorados diante dela. Procurar nos manter informados e evitar os locais onde o vírus esteja se disseminando, assim como seguir as orientações das autoridades sanitárias, é importante e indispensável. E se tivermos a menor suspeita que seja de te-la contraído, é preciso usar máscaras e evitar as oportunidades de contágio aos demais. Agindo assim, cada um estará fazendo a sua parte. Evitar que a Gripe Suina atinja proporções catastróficas, também depende do comportamento responsável e consciente da cada um de nós.
Célia Borges