13 de março de 2011

ALDEIA GLOBAL - Malu Santa Rita (02/10/1946 – 10/03/2011)

Uma das minhas melhores amigas partiu. E o melhor que posso fazer no momento é escrever sobre ela, enquanto me lembro dos bons momentos que partilhamos nesse nosso encontro tão transitório que é a vida. Tinhamos muito em comum, e também muitas diferenças. O que mais me lembro é do quanto nos divertíamos uma com a outra, o quanto ríamos por conta de um senso de humor que acreditávamos ser peculiar das mulheres librianas... e por tantas outras afinidades que nos faziam ser “irmãzinhas”, “bruxinhas”, e assim partilhar tanto alegrias, quanto tristezas e preocupações. E me lembrar de quantas vezes oferecemos os ombros, uma à outra, e de quanto levamos à sério e honramos aquele que é o mais puro e nobre dos relacionamentos, a amizade.
Poderia escrever um livro sobre as experiências que partilhamos entre 1985, quando nos conhecemos, até 1995, quando por conta de ter ido morar no Rio, passamos a permanecer menos próximas. Nossos em encontros eventuais sempre foram a celebração do prazer dessa amizade, e mesmo quando não concordávamos em alguma coisa, sempre lidamos com essas diferenças com a delicadeza típica das librianas, essa espécie de linguagem mágica que transformou nossos momentos de convivência, quando não de alegria e prazer, pelo menos de saudáveis desafios. Com infinita saudade, segue o que me lembro sobre ela:
Dinâmica, empreendedora, voluntariosa. É assim que a maioria das pessoas que a conheceram, vai se lembrar da empresária Malu Santa Rita, falecida nesta quinta-feira, 10 de março de 2011. Proprietária do Hotel da Cachoeira, construído e fundado por ela em 1976, foi também uma das principais idealizadoras da Associação de Hoteleiros e Similares do Penedo, criada no início da década de 1980, e que ela presidiu por mais de dez anos. Sob sua liderança, até meados dos anos 90, o turismo em Penedo ganhou projeção nacional, com a divulgação da Colônia Finlandesa e a criação do Festival de Trutas, entre outras iniciativas. Para garantir esse espaço, ela fez parte das diretorias de diversas entidades estaduais e nacionais ligadas ao turismo, como TurisRio e ABIH, levando o nome de Penedo à feiras, congressos e exposições turísticas em todo o país.
Maria Lúcia Nogueira Santa Rita, nasceu na cidade de Santos-SP, no dia 2 de outubro, há 64 anos. Comunicação, arte e moda foram seus interesses, até que veio à Penedo como turista, no início da década de 70, e hospedada no Hotel Daniela, ficou tão encantada com o lugar que em pouco tempo adquiriu o terreno vizinho àquele hotel, construindo o seu próprio, o Hotel Cachoeira, que está completando 36 anos. Casada na época com o jornalista Chico Santa Rita, com fácil acesso aos meios de comunicação, Malu viu em Penedo um filão turístico com grandes possibilidades de sucesso, e que valia à pena explorar. Mas sua visão empresarial lhe mostrava que era preciso trabalhar em conjunto, e assim ela passou a se mobilizar pela criação de uma entidade representativa, a Associação dos Hoteleiros e Similares do Penedo, que veio dar um aspecto formal às diversas ações visando o crescimento turístico local.
Naquela época, início dos anos 80, havia uma peculiaridade em Penedo, que era de serem mulheres a maioria do empresariado - tanto nos hotéis, quanto em restaurantes e lojas de artesanato - o que resultou numa diretoria da associação quase exclusivamente feminina. Unidas em torno de diversos projetos, sempre presentes às reuniões, esse grupo ficou conhecido como o “matriarcado do Penedo”, e que conciliando fortes laços de amizade com as necessidades das suas atividades profissionais, conseguiram promover eventos, e criar momentos inesquecíveis, na história cultural e social desse recanto encantador.
Após a emancipação de Itatiaia, em 1989, Malu Santa Rita teve papel relevante na organização do setor no novo município, empenhando-se pela criação do Conselho Municipal de Turismo, do qual fez parte. Amiga pessoal do prefeito Luis Carlos de Aquino, e uma das idealizadoras do Parque Temático Casa do Papai Noel, trabalhou incansavelmente pela desapropriação do terreno, que acabou tendo que ser comprado por um grupo, e pela implantação do empreendimento, do qual acabou se afastando, juntamente com um grupo de sócios originais, para dedicar-se prioritariamente ao seu próprio negócio. Além do hotel, ela administrava nessa época também um novo empreendimento, a agencia de turismo CachoeiraTour. E estudava e trabalhava para especializar-se em turismo de negócios, visando a atender às novas empresas que chegavam à região.
Seus esforços em busca do sucesso do Penedo, e sua maneira de ser, voluntariosa, nem sempre foram bem compreendidos, e após uma seqüencia de decepções pessoais e profissionais, Malu radicou-se em São José dos Campos, SP, há cerca de cinco anos. Há pouco mais de um ano foi diagnosticada como portadora de um hepatocarcinoma (câncer de fígado) tendo se submetido à quimioterapia, além de outros tratamentos. Apesar da doença, mantinha-se corajosa e só aparentando-a pela excessiva magreza. Decidida e independente, nos últimos dias optou por fazer uma dieta hídrica, na tentativa de reduzir um inchaço na barriga, e também a ocorrência de enjôo e vômitos. Seu quadro, entretanto, piorou, tendo sido hospitalizada no dia 7, e preferindo voltar para casa, e no dia 8, quando ficou inconsciente, situação que não se reverteu até seu falecimento, nesse dia 10 de março.
A última visita de Malu à Penedo foi no feriado de 12 de outubro de ano passado, sendo que depois dessa data não conseguiu mais suportar a viagem. Antes ela vinha regularmente, e mesmo de São Paulo ela se mantinha na administração do hotel, que vinha tentando vender. Seu último contato com o hotel foi no dia 6 de março, quando resolveu questões administrativas com seus assessores. Destemida como sempre, e disposta a enfrentar a doença, no dia 4 de março ainda foi ao supermercado com a empregada. Nos contatos com os amigos, sempre se mostrava disposta, e falando dos seus próximos compromissos. A mulher bela e inteligente que conhecemos, partiu altiva e corajosa, como sempre.
Célia Borges

ALDEIA GLOBAL – Psicologia Biodinâmica ganha espaço em Resende



A Psicologia Biodinâmica, que se propõe a ser uma visão do mundo em que o corpo e a mente são elementos de um mesmo organismo, começa a ganhar espaço em Resende, com o início das atividades do Grupo de Movimento Biodinâmico, neste mês de março. Realizado em grupo, como o nome indica, esse trabalho tem o objetivo de aprofundar a percepção de si mesmo e do mundo, aumentar a vitalidade, o bem estar, e resgatar a capacidade de expressão criativa, pela desinibição e através do desbloqueio emocional.
O Grupo de Movimento Biodinâmico, em Resende, está sendo coordenado pela psicóloga Liliam Mota, em formação na especialidade pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica. Para informações e inscrições, ela pode ser acionada pelo telefone (024) 9251-8442. Liliam esclarece que são utilizadas técnicas variadas de psicoterapias corporais, como dança, teatro, eutonia, fisioterapia e ioga, entre outras.
Segundo ela, “ao assimilar informações sobre si e sobre o outro, formam-se novos hábitos, expande-se a consciência e recuperam-se capacidades. O trabalho com Movimento significa ir à busca – interiorizar, conectar, constatar e expressar, dando direção. Através do desbloqueio das tensões, ativa-se a pulsação do organismo, amplia-se o fluxo e o equilíbrio energético. O resultado é um aumento da assertividade, desbloqueio emocional, redução do estresse e realização do potencial de prazer e alegria de viver.”
O CORPO RESPIRA, PULSA, CRESCE, AMA, SOFRE, DESEJA, PENSA E AGE
A Psicologia Biodinâmica tem como princípio a singularidade de cada ser humano, buscando incentivar sua criatividade, potência e espontaneidade, de forma efetiva, tolerante e não-invasiva. Enfatiza o amor, o prazer, o conhecimento, o trabalho e a espiritualidade como fundamentos para uma existência plena. A Psicoterapia Biodinâmica é sua aplicação prática, e se propõe a perceber cada pessoa como única, propiciando uma intervenção de acordo com suas necessidades e possibilidades, e que lhe permita conscientizar o que é inconsciente, em um processo gradual e profundo.
Surgida na década de 1960, em Londres, quando teve suas bases teóricas e técnicas formuladas pela psicóloga e psicoterapeuta norueguesa Gerda Boyesen, a Psicologia Biodinâmica vem influenciando um grande número de profissionais em vários países do mundo desde então. Radicadas em Londres desde 1969, Ebba e Mona Lisa, filhas de Gerda, passaram a trabalhar como psicoterapeutas biodinâmicas, e auxiliaram a mãe a desenvolver seus fundamentos, inclusive escrevendo artigos em conjunto com ela.
No Brasil, a Psicologia Biodinâmica surgiu através de psicoterapeutas que tiveram a oportunidade de contato na Europa, ao longo das décadas de 1970 e 1980, sendo influenciados por suas teorias e técnicas. Em grupos de estudo, cursos e supervisões, muitos profissionais foram tomando conhecimento dessas novas idéias, assim trazidas por eles. Essas idéias entretanto, foram assimiladas de forma difusa, juntamente com elementos de outras escolas neo-reichianas.
Era uma época em que a divisão entre as diversas formas de psicoterapia corporal não era tão nítida, e todos estudavam e praticavam um pouco de tudo. Em São Paulo, entre os primeiros terapeutas que ajudaram a difundir os ensinamentos biodinâmicos, podemos destacar Antônio Carlos Godoy, Maria Mello, Regina Favre e Rubens Kignel, sendo que este foi professor de Biodinâmica em diversos cursos de psicoterapia corporal, naqueles primeiros tempos, além de ter organizado os Cadernos de Psicologia Biodinâmica – em três volumes, publicados em 1983 – e o livro Entre Psique e Soma, de Gerda Boyesen, em 1986, quando ainda não havia um curso de Formação em Psicoterapia Biodinâmica no Brasil.
Essa situação só começou a mudar à partir de 1993, através de André Samson, que havia realizado a formação completa no Instituto de Gerda em Londres, e trabalhado por diversos anos como psicoterapeuta biodinâmico naquela cidade, e retornou ao Brasil em 1992. No anos seguinte, André e seu colega Ricardo, lançaram um curso de Massagem Biodinâmica, que acabou sendo o embrião do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica e do Curso de Formação, reconhecido por Gerda Boyesen, o primeiro no Brasil e na América Latina. Desde essa época, Gerda e sua filha Ebba já estiveram várias vezes no Brasil, participando de cursos, seminários e outros eventos, que vem ampliando a divulgação de seu trabalho no país.
Célia Borges