18 de março de 2010

CLARICE LISPECTOR DIA 31 NO SARAU DO PROJETO CÂMARA CULTURAL



A escritora Clarice Lispector será a homenageada no Sarau de Poesia, do Projeto Câmara Cultural, programado para a quarta-feira, dia 31 de março, no plenário da Câmara Municipal de Resende, às 19 horas, com entrada franca.
Jornalista, poeta, contista e cronista, Clarice Lispector foi uma das mais brilhantes e influentes escritoras da sua geração. Inovadora, pioneira em vários aspectos da literatura, ela conseguiu produzir uma obra rica e múltipla, que desafia os rótulos.
Nascida na Ucrância, então URSS, em 1920, imigrou com a família para o Brasil ainda bem pequena, que radicou-se primeiramente em Recife, e em 1934 mudou-se para o Rio de Janeiro. Estudou Direito na Faculdade Nacional, hoje UFRJ, enquanto trabalhava como secretária em um escritório de advocacia.
Em 1941 estreou como repórter no jornal Diário do Povo, e no ano seguinte, com 22 anos, recebeu seu registro profissional como jornalista, passando a trabalhar como redatora do jornal A Noite. Entre os livros que publicou, até seu falecimento em 1977, destacam-se o primeiro, Perto do Coração Selvagem, A Cidade Sitiada, A Maçã no Escuro, Laços de Família, e A Paixão Segundo G.H., entre outros.
No Sarau de Poesia do Projeto Câmara Cultural, a obra de Clarice Lispector será apresentada por um grupo de artistas de Resende – poetas, atrizes, artistas plásticas e animadoras culturais – Dayse Marques, Fátima Porto, Jenifer Faulstich, Kátia Kirino e Paula Mirela. A programação será iniciada com uma palestra sobre a vida e obra da autora, por essa jornalista, Célia Borges, que também atuará como Mestre de Cerimônias.
Célia Borges

ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA EMPOSSA IGOLD KNOCH




A Academia Itatiaiense de História estará promovendo no sábado, dia 31 de março, Sessão Solene, em que será empossado o novo Sócio Acadêmico Igold Knoch, um dos mais dedicados colecionadores de fotos, mapas e documentos sobre o Núcleo Colonial do Itatiaia e do Parque Nacional.
O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, na Avenida dos Expedicionários, com início às 15 horas. O novo acadêmico será saudado pela Secretária Geral da Associação dos Amigos do Itatiaia, Maria Teresa de Mehr, e em seguida fará seu discurso de posse, em homenagem ao patrono da Cadeira 34, que passará a ocupar, Josef Simon.
Igold Knoch nasceu em Indaial, Santa Catarina, em 07/10/1934, e neto de alemães, freqüentou a escola alemã local até 1945, quando esta foi fechada em conseqüência da II Guerra. Foi então para São Paulo, onde estudou, e em 1951, formou-se como Técnico em Telecomunicações. Começou a trabalhar para a TV Tupi, e daí partiu para o interior, para instalar a rede de televisão pelo país afora.
Numa dessas viagens, veio à Itatiaia em missão técnica, onde conheceu Josef Simon e sua filha norma, com que veio a casar-se. Interessado na história e na natureza local, sua casa tornou-se um verdadeiro ponto de encontro de intelectuais – jornalistas, artistas e pesquisadores – com quem partilha tesouros fotográficos e conhecimentos.
A solenidade terá como Mestre de Cerimônias esta jornalista, Célia Borges, com assessoria da jornalista Anamaria Dile Medeiros e Albuquerque, e será presidida pela presidente da Academia, professora Alda Bernardes de Faria e Silva, apoiada pelo Diretor Secretário Carlos Lima da Silva e pela Secretária Suplente Lilian Pereira da Silva Flóres. Estão convidadas as principais autoridades do município.
Além da posse de Igold Knoch, a sessão terá a apresentação de várias comunicações, pelos Sócios Acadêmicos Célia Borges, Ednamara Gouvêa, e ainda sobre atividades do Presidente Emérito Cel. Cláudio Moreira Bento e o lançamento do livro Filosofia para Educadores, do Acadêmico e professor Marcos Cotrim de Barcellos.
Célia Borges