4 de setembro de 2009

DEBATE SOBRE O PARQUE NACIONAL TERÁ NOVO ENCONTRO EM OUTUBRO



O Ciclo de Debates e Eventos sobre o Parque Nacional do Itatiaia, promovido pela prefeitura do município, com apoio das entidades da sociedade civil organizada, foi aberto na segunda-feira, dia 31 de agosto, e já tem novo encontro agendado para o próximo dia 5 de outubro. O objetivo é promover uma ampla discussão sobre as medidas propostas pelo governo federal, através do Instituto Chico Mendes, para aquela unidade de conservação, que afetam a população do município e de toda a região das Agulhas Negras.
O primeiro encontro contou com a presença do prefeito Luis Carlos Ferreira Bastos, da vice-prefeita Gilda Molica, do diretor do PNI, Walter Behr, dos secretários municipais de Meio Ambiente Domingos Baumgratz e de Turismo, Roberta Dias de Oliveira, do presidente da Agencia de Meio Ambiente de Resende, Paulo José Fontanezzi, e além de dirigentes e representantes de associações empresariais, comunitárias e ambientais do município e da região.
A proposta da prefeitura de Itatiaia e das demais entidades envolvidas, como a Associação Comercial, a Associação de Hoteleiros do PNI, Associação dos Amigos do Itatiaia, e Federação das Associações de Moradores, entre outras, é a de promover uma ampla mobilização, com a participação da comunidade do município e da região, para conhecer e discutir o conjunto de medidas, que entre outras, prevê a desapropriação das propriedades particulares incluídas na área do Parque Nacional, e sua ocupação posterior por outras pessoas, empresas e instituições recomendadas pelo governo federal.
Na abertura do Ciclo de Debates, após a saudação das autoridades, que foram unânimes em destacar a importância dessa oportunidade de discussão, foi feita uma apresentação sobre a história do município de Itatiaia e do Parque Nacional, pela jornalista que lhes escreve, Célia Borges, seguida de palestra do secretário do Meio Ambiente de Itatiaia, Domingos Baumgratz, que fez um diagnóstico da situação do Parque com relação ao município, destacando as legislações vigentes e também as propostas do ICM-Bio.
Além dessas apresentações, o encontro contou com várias intervenções por parte dos convidados e do público presente, quando ficou patente a insatisfação da comunidade com a forma unilateral com que o poder público federal vem tratando a questão do Parque. Um dos aspectos destacados foi o recente fechamento do Museu da Fauna e da Flora, cujo acervo tão valioso em coleções reunidas através de várias décadas, foi empacotado e distribuído por várias instituições do país, perdendo sua unidade e ameaçando sua integridade, já que não foram devidamente esclarecidos os destinos que tomaram.
O atual diretor do PNI, que compareceu acompanhado de integrantes de sua equipe, contestou alguns posicionamentos, e fez a leitura pública da Carta de Itatiaia, divulgada há poucas semanas pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. As sugestões apresentadas pelos participantes desse primeiro encontro, como medidas para uma maior aproximação da população do município com o Parque Nacional, maiores estudos e cuidados com relação às áreas do entorno do parque, e a proteção do patrimônio natural ainda preservado, serão temas de debates para os próximos encontros.
Célia Borges