19 de junho de 2008

I Encontro de História do Vale em Vassouras



O I Encontro de História do Vale do Paraíba, realizado durante a semana em Vassouras, reuniu cerca de 200 pessoas no Salão de Convenções do Hotel Santa Amália, principalmente professores, pesquisadores e historiadores da região, que além de ouviram palestras, tiveram também oportunidade de mostrar seus livros, teses e pesquisas.

O objetivo do evento foi resgatar a memória popular dos tempos do café, e a reunião dos trabalhos apresentados será destinada a compor o conteúdo de um portal – Histórias do Médio Paraíba – que poderá ser utilizado pelas escolas públicas e particulares dos 19 municípios do Vale do Paraíba fluminense, fornecendo elementos aos professores para despertar nos alunos o interesse pela preservação da cultura, dos cenários históricos e do meio ambiente.

O encontro foi promovido e organizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, com patrocínio do Instituto Light, apoio e participação do Preservale, Inepac, PUC-RJ, Fundação Severino Sombra, e do Conselho de Turismo da região do Vale do Ciclo do Café (Conciclo). Os temas das reuniões foram Experiências dos Escritores Locais contadas por eles mesmos, Cultura Popular e Narrativa Histórica, As diversas fases do Ciclo do Café e Transmissão da história das cidades nas escolas. No encerramento foram apresentadas orientações sobre Financiamento para restauração do patrimônio.

“É PRECISO MOBILIZAR A COMUNIDADE”

A sessão de abertura, na terça-feira, contou com a presença do presidente do Instituto Light José Luís Alquéres, do diretor Mozart Vitor Serra, do diretor geral do Inepac Marcos Monteiro, da Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vassouras Andréa Jordão Amaral, da diretora do Preservale Ana Maria Serafim, da diretora do Conciclo Ana Lúcia Matoso Furtado, do vice-reitor da Fundação Severino Sombra Antonio Orlando e do professor Luis Resnick, da PUC-RJ. A apresentação e mediação foi feita pelo diretor executivo do ICCV, Fernando Portela.

O presidente do Instituto Light, José Luis Alquéres, destacou a importância desse primeiro encontro no sentido de ampliar o potencial de futuro da região através do registro e divulgação do seu passado na história. Falou também no envolvimento da instituição em diversos projetos culturais, desde 1991, e que tem ganho mais ênfase nos últimos anos, com projetos cada vez mais abrangentes.

O diretor geral do Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural) fez um balanço das atividades do órgão, que vêm crescendo nas diversas regiões do interior do estado, citando exemplos de projetos bem sucedidos. Segundo ele, o sucesso dessas iniciativas culturais, e especialmente aquelas voltadas para o tombamento e restauração de prédios históricos, é proporcional ao envolvimento da comunidade.

“De nada adianta tombar e restaurar um prédio histórico, se for para ele permanecer isolado do interesse da comunidade. O cidadão precisa ter consciência de que aquele bem é dele também, de poder entrar, observar, conhecer. Ele precisa entender que aquele bem faz parte da sua história, e portanto da sua vida. E só assim ele poderá compreender a importância da preservação, e se dispor a participar dela. É fundamental a mobilização da comunidade, em torno da cada projeto.”

Após a sessão de abertura, os participantes tiveram a primeira etapa de apresentação de seus trabalhos. Um grande número de livros, publicados e inéditos, foram apresentados ao público, promovendo intercâmbio entre seus autores e demais pesquisadores. Teses e pesquisas também foram divulgadas, tendo como apresentador e mediador o professor Edmilson Martins Rodrigues, da PUC-RJ.

INVENTÁRIO DAS FAZENDAS DO VALE FLUMINENSE

O Inventário das Fazendas do Vale do Paraíba Fluminense, que está sendo desenvolvido em parceria entre o Instituto Light e o Inepac, e que já resultou na publicação de três volumes, foi um dos temas que despertou grande interesse dos participantes do I Encontro de História do Vale. A obra, que tem outros volumes em fase de preparação, não será colocada à venda para o publico, sendo destinada à bibliotecas, universidades e centros de pesquisa. Mas seu conteúdo deverá estar disponível em breve, pela internet.

Outra iniciativa do Instituto Light voltada para a preservação da cultura e da história da região, e apresentada no encontro foi a Revitalização das Ruínas de São João Marcos, em parceria com a Eletronuclear e a Prefeitura de Rio Claro. A instituição está envolvida também no projeto Rede de Conhecimento, voltado para a informatização das bibliotecas públicas do estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Biblioteca Estadual, o governo do estado e a Oi Futuro.

Com uma longa história de envolvimento em atividades de estimulo à cidadania – como a Caravana Cultural (entre 1998 e 2001) e os Fóruns Estaduais de Secretarias de Cultura (entre 1991 e 2005 – o Instituto, através de seus representantes, manifestou interesse em continuar apoiando os próximos Encontros de História em outros municípios.

DIRETOR DO ICCV FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA

O diretor geral do Instituto Cultural Cidade Viva, Fernando Portela, declarou após o encerramento do evento, que o I Encontro de História do Vale do Paraíba superou as expectativas dos organizadores. Além das cerca de 200 pessoas inscritas, e que puderam participar, pelo menos outras 50 tiveram que ficar de fora, já que o espaço programado não comportava esse excedente de público interessado.

Fernando Portela comentou ainda que, embora já tenha estado presente em vários encontros e eventos culturais na região, nunca viu tanta e tão positiva participação, não apenas em termos de quantidade de pessoas, mas também da qualidade dos trabalhos apresentados.

Segundo ele, o crescimento do número de universidades na região vem contribuindo para superar o amadorismo dos estudos, como eram feitos até há alguns anos, assim como abrindo espaço para a pesquisa de contribuições mais populares. Em sua opinião, o desafio agora é levar esses conhecimentos às comunidades, através das escolas, desenvolvendo um sentimento de “pertencimento” e de amor ao seu lugar.

O diretor do ICCV conclui sua avaliação comentando que o conhecimento da história é importante, não apenas para as comunidades, mas também para o poder público desses municípios, que poderão através dessas informações, contar com subsídios para o planejamento de suas ações culturais e ambientais, além da contribuição que podem dar à modernização da educação.

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS FIZERAM REUNIÃO PARALELA

Secretários e representantes de seis municípios fizeram reunião paralela ao I Encontro de História do Vale do Paraíba, para debater a difusão da História das cidades da região. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Vassouras Andréa Jordão, Hélio Ricardo representando a Secretaria de Cultura de Quatis, Superintendente da Fundação de Cultura, Esportes e Lazer de Barra Mansa Luis Mury, a presidente da Fundação Cultural de Paraíba do Sul Lígia Maria Vaz Rodrigues, e dos representantes das Secretarias Municipais de Cultura de Paulo de Frontin Eliza Sarubi Moreira, e de Rio das Flores, Norma Rosa Vilas Boas da Rocha.

Ao contrário da grande participação de público no encontro, a presença das autoridades municipais ficou abaixo da expectativa, com representantes de menos de um terço dos municípios da região.

Célia Borges

III Feira de Oportunidades e Cidadania em Valença

O município de Valença vai sediar, nos dias 26, 27 e 28 de junho, a III Feira de Oportunidades e Cidadania, com o objetivo de oferecer ao empresariado, entidades publicas e outras instituições, acesso aos principais programas do estado de incentivo à economia, desenvolvimento sustentável e aperfeiçoamento profissional.

O evento é uma realização do Sebrae-RJ, da Agência de Desenvolvimento de Valença e da Associação de Vereadores e Câmara Municipais do Estado do Rio de Janeiro. A programação inclui palestras e exposições de trabalhos em áreas como Saúde, Transporte, Educação, Cultura, Habitação e Agro-negócios, entre outras.

Já estão confirmadas as presenças de representantes dos municípios de Rio das Flores, Miguel Pereira e Piraí, da região do Médio Paraíba, e de Quissamã, município da região norte. As duas primeiras edições do evento foram realizadas em Valença e Campos, promovendo intercâmbio entre municípios de todo o estado.

A abertura está prevista para o dia 26, às 19 horas, no Clube dos Coroados, e nos dois dias seguintes, atividades de 12 às 20 horas. Os interessados em participar do evento ou receber maiores informações poderão entrar em contato através dos telefones (24) 2453-7772 (Eloísa – coordenadora) ou 8128-4247 (Oswaldo) e por e.mail no endereço feiradeoportunidadesecidadania@gmail.com.

Célia Borges