12 de março de 2008

JARDINAGEM E PAISAGISMO II - Jardins internos e pequenos espaços



A presença da natureza no ambiente de uma casa é sempre fator positivo em termos de qualidade de vida. Mesmo no menor e mais simples dos lares, um vaso de plantas, quanto mais bem cuidado melhor, vai fazer grande diferença. Para quem gosta de cultivar, mesmo não dispondo de muito tempo, quase qualquer recanto ou cômodo pode se transformar num pequeno milagre da botânica.

O primeiro passo para fazer um ambiente verde ou florido em pequenos espaços é respeitar as limitações naturais, com relação à incidência de luz, umidade, temperatura e disponibilidade de tempo para cuidar, além, é claro, das espécies de plantas indicadas para cada circunstância. Se você adora cactus, mas seu espaço é sombreado e úmido, pode desistir que não vai dar certo. Da mesma forma que colocar uma espécie florida de meia sombra numa jardineira que recebe sol pleno, é meio caminho para o fracasso.

Mas a natureza é pródiga, e existem espécies alternativas para todos os gostos. Para os menos exigentes, então, é fácil escolher as plantas necessárias para compor um espaço atraente. O ideal é se fazer um pequeno esquema do que ser quer em termos de espaço e localização (por mais infantil que seja o seu desenho), e depois sair em campo pesquisando as espécies. A internet é um excelente campo de pesquisa, mas as bibliotecas também costumam ter obras sobre plantas. Em último caso, as próprias floriculturas podem orientar na escolha.

Se o seu espaço interno for muito reduzido, e a luminosidade tão precária que impossibilite plantas, sempre há o recurso das jardineiras, que podem ficar tanto para o lado de dentro quanto do de fora (respeitadas as questões de segurança) e receber luminosidade suficiente para o cultivo de espécies menos exigentes. Um corredor externo, junto de janelas, mesmo que completamente cimentado, pode ser lugar adequado para vasos com plantas cumpridas, como as dracenas e outras, que enchem a vista de verde ou folhas coloridas, substituindo a decoração interna.

Um pequeno jardim de inverno, uma saleta, o vão sob a escada, um corredor, janelas com espaço para jardineiras, estes e outros recantos podem ser explorados com sucesso na criação de espaços paisagísticos, fazendo da casa um lugar mais atraente e acolhedor. E o micro-jardineiro que tiver tempo e paciência, pode transformar seu pequeno espaço numa verdadeira obra de arte.

Célia Borges