29 de maio de 2008

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE - Desperdício Não! Campanha começa dia 6 com exposição na Câmara Municipal


Artistas e artesãos de Resende que trabalham com materiais reciclados estarão expondo seus trabalhos nas mostras paralelas que abrem a campanha Desperdício Não! à partir do próximo dia 6 de junho, no anexo da Câmara Municipal, em Campos Elíseos.

Os trabalhos de artesanato expostos serão aqueles produzidos pelos núcleos e cursos de reciclagem das entidades Pestalozzi, VAP e Faetec. Os artistas são Fátima Porto e Wendell Amorim (curadores da mostra), Marcius Lima (in memorian), Tatiana Ratinetz, Paulo Cavalcanti e Tiago Gomes.

A exposição ao público estará aberta entre os dias 9 e 27 de junho, e nesse período estão previstas várias atividades, voltadas para o intercâmbio com escolas e associações de moradores, entre outras entidades, sobre os mais variados aspectos da reciclagem.

O encerramento está previsto para o dia 27 de junho, com a palestra do biólogo Luiz Toledo de Sá, autor de diversos trabalhos e experiências com reciclagem, e que terá oportunidade de mostrar os detalhes da casa que construiu, nas proximidades de Volta Redonda, com paredes, telhados, cortinas, canalizações e outros componentes que reaproveitou do lixo.

Segundo Fátima Porto, idealizadora do evento, esse conjunto de atividades tem o objetivo de propagar ao máximo possível a “cultura da reciclagem”, atingindo todas as faixas etárias e camadas sócio-econômicas, despertando a população para as vantagens do reaproveitamento do lixo tanto do ponto de vista ambiental quando para o da economia doméstica e comunitária.

“As possibilidades da reciclagem são muito amplas, e no momento não temos recursos para divulgar todas”, comenta ela. “Mas estamos tentando mostrar o máximo possível dentro das nossas possibilidades, tanto ponto de vista da arte, quanto do artesanato. Queremos despertar vocações entre pessoas que possam trabalhar esses materiais, assim como a consciência da comunidade, para dar melhor destinação ao lixo que produz todos os dias”, conclui ela.

Nas fotos, telhado, parede e painel de parede com materiais reciclados, da residência do professor Luiz Toledo de Sá.

Célia Borges