4 de março de 2008

ARTES, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES - I

.
Luiza Ramagem na coletiva das Pintoras de Resende do projeto Câmara Cultural
.
A artista plástica Luiza Ramagem é uma das pintoras convidadas para expor na mostra que homenageia as pintoras da região, como parte do projeto Câmara Cultural. Carioca, mas visitante encantada por Mauá desde a juventude, reside em Resende há cerca de 25 anos. Várias vezes premiada nos Salões da Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende, possui diversas obras catalogadas neste museu. Em sua formação, foi aluna do Instituto Brasileiro de Belas Artes (Parque Lage) e dos professores João Salgueiro (história da arte), Hélio Rodrigues e Maria Tereza Vieira.
Com cerca de trinta exposições em seu currículo, teve seu trabalho mostrado em 2005 no Museo Francisco P. Moreno, em Bariloche, na Patagônia argentina. Em 2007 participou da mostra comemorativa dos 80 anos da Associação Comercial, Agropecuária e Turística de Resende (Aciar) e na coletiva do acervo do MAM-Resende.
Mais conhecida por suas colagens, onde reúne magia, misticismo e metafísica, ora em cores delicadas, ora em tons mais exuberantes, Luiza incursiona, em seus novos trabalhos, no óleo sobre tela, técnica para onde leva sua sensibilidade e preocupação sobre os desígnos do ser humano.


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
Afrodite e A Mulher e sua Unidade Cósmica

Borboletas e Percepções

Caminhos da Luz e Vigília Transcendente

Entidades e O Homem e sua Unidade Cósmica

I - CRIAR UM JARDIM

Este é o primeiro de uma série de textos que vou postar sobre paisagismo e jardinagem, com eventuais incursões na botânica e ciências afins. Não gosto de publicar textos de outros autores, menos ainda sem autorização deles, mas não resisto a transcrever o texto que se segue, por considerar que é uma das mais brilhantes introduções que já li sobre o assunto. É lindo, é poético, é exatamente tudo o que gostaria de dizer. A titulo de retribuição, este texto é a introdução do livro O Mundo dos Jardins, uma obra linda em todos os aspectos, de autoria de Marina Schinz. Meus agradecimentos a ela, pelo texto e pelo livro maravilhoso que produziu.
.
-----------------------------------------------------
CRIAR UM JARDIM
-----------------------------------------------------

"Criar um jardim é buscar um mundo melhor. Em nosso esforço para aperfeiçoar a natureza, somos guiados por uma visão do paraíso. Quer o resultado seja uma obra-prima da horticultura ou apenas um modesto recanto vegetal, ele se baseia na expectativa de um futuro glorioso. Essa esperança de futuro está no cerne de toda a jardinagem. Quem trabalha o solo precisa fazer uma previsão com algumas semanas de antecedência ou imaginar o jardim no ano seguinte, pois a maioria dos jardineiros está convencida de que a melhora está a caminho. Portanto, a jardinagem é um exercício de otimismo. Às vezes é a vitória da esperança sobre a experiência."

"Ainda que todas as formas de jardinagem sejam válidas, nem todos os resultados podem ser considerados uma realização artística. Para que um jardim seja um prazer estético, é preciso um cérebro que planeje a estrutura e escolha o conteúdo. Como assinalou Russel Page, a idéia, ou mesmo o tema, deve vir em primeiro lugar. O tema pode ser qualquer coisa: um padrão geométrico, um grupo de plantas, uma característica da paisagem já existente – uma árvore, um muro, uma massa d’água – ou um conceito arquitetônico, com espaços demarcados. Se o tema for realçado e bem sucedido, se a idéia for clara, se a composição do volume, da forma, da cor for boa, se a plantação resulta num conjunto harmonioso, pode-se dizer que o jardim é uma obra de arte."

"Enquanto que a jardinagem básica – fazer crescer as plantas – é fácil, criar uma obra-prima é bem mais difícil. Há muitos fatores em jogo. O solo, o clima, o momento oportuno de cada ação e a viabilidade do trabalho têm que ser levados em conta. Os jardins nunca ficam prontos. Estão sempre fluindo, e seu momento de perfeição é efêmero. Captar essa visão, como uma fotografia, é fixar aquele breve momento de esplendor."