10 de maio de 2008

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE – Energia solar fácil e gratuita


A engenhosidade de pessoas simples pode levar a soluções que superam e desafiam a formação técnica dos cientistas. É o caso da lâmpada de energia solar, criada por um mecânico de Uberaba, de nome Alfredo (sobrenome não informado), e que se encontra amplamente difundida naquela cidade mineira, já conquistando outros locais.

O engenho, além de sair praticamente de graça – todos os materiais são reciclados, menos duas medidas de água sanitária – consegue proporcionar iluminação sem qualquer custo, aproveitando apenas a luz solar. Para cada lâmpada, basta uma garrafa PET de dois litros, transparente, duas tampinhas da garrafa de água sanitária, e uma embalam (o potinho descartável) de filme fotográfico.

A garrafa e a água devem estar bem limpas. Depois de misturar a água sanitária, basta tampar (com a própria tampa da PET) e cobrir a tampa com a embalagem de filme. A garrafa deve ser fixada numa abertura do teto, deixando-se cerca de dez centímetros para fora, garantindo a captação da luz do sol. O efeito interno, já medido por um engenheiro especializado, é o de uma lâmpada entre 40 e 60 wats para cada garrafa.

Além do custo quase nenhum na confecção da lâmpada, o custo do consumo também é zero. Segundo usuários, ela tem outras vantagens, como por exemplo a de não ser preciso o trabalho de apagar e acender, pois seu funcionamento vai depender da intensidade do sol. Mesmo não dispensando inteiramente a energia elétrica, ela pode proporcionar uma grande economia. Há quem garanta que uma lâmpada já funciona há dois anos, sem necessidade de manutenção.

Segundo o criador, “seu” Alfredo, a idéia surgiu como solução na época do Apagão, em 2002. Hoje o sucesso já é tanto que está sendo usado no Parque Ecológico Chico Mendes, na grande São Paulo.

O leitor curioso, que quiser conhecer o vídeo demonstrando a confecção, instalação e utilização da lâmpada solar gratuita, pode escrever como comentário para essa matéria, informando o endereço de e.mail para onde a resposta possa ser encaminhada.

Célia Borges