26 de outubro de 2009

NOITE DAS BRUXAS FINLANDESAS EM PENEDO



O Clube Finlândia está convidando sócios, amigos, magos, bruxas, duendes, fadas, gnomos e tontuu para a sua Noite das Bruxas Finlandesas, no próximo sábado, dia 31 de outubro. A Festa das Bruxas, no hemisfério norte europeu, marca o fim oficial do verão, e o início do ano novo. Celebra-se também o final da última colheita do ano, e o período do retorno dos rebanhos. A festa recebia vários nomes, como Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, Festa do Sol e Halloween.
Na sua origem finlandesa, a data é também associada ao Dia de Todos os Santos, 1º de novembro, quando se costuma homenagear as antigas tradições, como a existência de bruxas, duendes e gnomos. A tradição das bruxas, comum em países nórdicos, também existiu na Finlândia, especialmente na Lapônia, região norte do país. Conta-se que eram famosas as bruxas finlandesas entre os séculos XVI a XIX. Eram mulheres que seguiam suas práticas pagãs da época, além dos xamãs da Lapônia.
Segundo pesquisas do Diretor Cultural do Clube Finlândia Sérgio Fagerlande, rezava a lenda que essas bruxas vinham das montanhas e entravam pelas chaminés das casas das aldeias. Outras vinham montadas em porcos, assustando as pessoas. Muitos acreditavam que deviam tomar sauna em silêncio, para ouvirem os sons das bruxas de Kiiri: se ouvida uma música melodiosa, era previsão de casamento; mas se os sons fossem sinos de vacas, era previsão de perigo para o gado.
A tradição das crianças se vestirem de bruxas, na Finlândia, data de meados de 1800, mas são encontradas figuras de bruxas desde cerca de 1480. Outra forte tradição que remete á Lapônia é a presença de duendes, que de tão comuns nas florestas, foram indicados para serem auxiliares do Papai Noel, conduzindo as renas (tão comuns no norte da Finlândia) e fabricando os presentes.
Assim, segundo Sérgio Fagerlande, a Festa das Bruxas de Penedo é mais do que um simples Halloween, mas uma retomada das tradições nórdicas, como bruxas, duendes, gnomos e outras criaturas da natureza, mas não necessariamente assustadoras. Na Finlândia esses festejos eram mais comuns na época da Páscoa, mas em Penedo houve uma mistura de tradições, associando-a à festa anglo-saxônica do Halloween e ao 1º de novembro, e assim resultando na Noite das Bruxas Finlandesas no dia 31.
A proposta é uma noite de muita diversão, em torno desses símbolos de magia, que só exaltam a natureza, seja na Finlândia, seja em Penedo. A fantasia não é obrigatória, mas haverá brindes para as melhores, além de um pote de guloseimas para as crianças que estiverem presentes. E por falar em crianças, a presidente do Clube Finlândia, Helena Hildén, avisa que começam nas próximas semanas os ensaios para os duendes do Pikkojoulu, tradicional festa de Natal, que será realizada no dia 28 de novembro. Quem quiser participar deve procurar o Museu Finlandês da Dona Eva.
Célia Borges