14 de dezembro de 2009

IMAGENS DE ITATIAIA – Patrimônio histórico e cultural ameaçado







Apesar de ter muito pouco do que pode ser chamado “patrimônio histórico”, o município de Itatiaia ainda possui alguns bens, inclusive centenários, cuja preservação é de interesse cultural. A maioria do que poderia merecer esse adjetivo, já foi posta abaixo há muito tempo. Os que ainda resistem são, principalmente, a capela de Nosso Senhor dos Passos e a Chácara Pequenina, ambas na Rua São José, ao final da qual se encontra a Praça Mariana da Rocha Leão, endereço da Igreja Matriz de São José e do Paço Municipal Campo Belo, sede do governo municipal. Nesse “eixo histórico” encontra-se também a antiga usina de leite, atual sede do poder Judiciário, mais recente, mas na faixa dos 100 anos.
A capela de Nosso Senhor dos Passos foi tombada há poucos anos, e infelizmente, por mais incrível que isso possa parecer, ainda há gente em Itatiaia que pensa que um prédio “tombado” é aquele que se deve demolir. Ou, simplesmente, “deixar cair”. Pode parecer piada, mas em se tratando de Itatiaia, isso é a mais pura verdade. E o pior é que as autoridades entraram na onda da ignorância geral, e parecem estar dispostas mesmo a “deixar cair”, e depois disso apelando, talvez, para o “eu não sabia” ou o “não tenho nada a declarar”...
A luta pela preservação e recuperação da capela de Nosso Senhor dos Passos, construída por empenho de D. Mariana Rocha Leão à partir do final do século XIX, não é recente, e já contou com outras iniciativas, sempre frustradas pelo desinteresse do poder público. Logo após a emancipação, por falta de locais adequados para a instalação das repartições públicas necessárias ao funcionamento do primeiro governo, ela abrigou a Secretaria Municipal de Obras, o que contribuiu para a total descaracterização de seu interior, que aliás, na época, já se encontrava bastante comprometido.
As condições precárias do prédio levaram à sua desocupação, e por falta de uma consciência histórica das administrações seguintes, a um estado de completo abandono. A capela foi alvo de constantes invasões, inclusive para a prática de atividades anti-sociais. Como solução provisória, passou a servir como depósito de materiais descartados pela Secretaria Municipal de Educação, situação em que se encontrou até há poucos meses. As providências para salvar a capela de Nosso Senhor dos Passos, entretanto, estão demorando, o que pode, num futuro próximo, transformá-la em ruínas.
Os primeiros passos vitoriosos no sentido de garantir a preservação da capela de Nosso Senhor dos Passos foram dados há cerca de três anos, por um grupo de mulheres do município, reunidas em torno da OFRA – Organização Fraterna Pró Humana – e que passaram a promover um encontro mensal nas escadarias da capela, no primeiro domingo do mês, para rezar o Terço, e assim manter viva a tradição religiosa em torno dela. Sob a inspiração religiosa da conhecida "Vó" Solange do Cantinho de Oração e suas auxiliares,e contando com a cultura e os conhecimentos técnicos de Neusa Saúde, Auditora Fiscal aposentada da Receita Federal, um grupo cada vez maior de itatiaienses passou a se mobilizar, e finalmente dar contornos objetivos à essa luta.
Um abaixo-assinado, com cerca de duas mil assinaturas, foi o ponto de partida para uma campanha que, depois de dezenas de reuniões, marchas e contra-marchas, resultou na aprovação pela Câmara Municipal, do decreto de tombamento apresentado pelo vereador Zezinho Penepão. O tombamento da capela foi uma vitória, mas o objetivo dela, de garantir a preservação do velho prédio, ainda está longe de ser concretizado. Se por um lado já houve, no atual governo, a boa notícia de uma dotação financeira de R$ 200 mil, através de emenda no orçamento da União pelo deputado Deley, para as obras necessárias, por outro lado, medidas simples como a desocupação do prédio, do entulho que ali se acumulava, demorou quase oito meses.
Outras providências emergenciais, que poderiam contribuir para a conservação da capela, como limpeza regular e pequenos reparos, não estão sendo realizadas. E a comissão de mulheres, que pretende lutar pela capela, até a conclusão de sua restauração e recuperação, está sendo cada vez mais isolada pela administração, que parece considerar a salvação de seu único prédio que realmente pode ser considerado patrimônio histórico, assunto sem a menor prioridade. Mais fácil tem sido sensibilizar instituições de fora do município, como a Fundação Roberto Marinho, que já se mostrou interessada em patrocinar o projeto, desde que disponha da documentação necessária. O que, afinal, também depende da prefeitura.
A luta tem sido árdua, mas as mulheres de Itatiaia que se esforçam pela preservação da capela de Nosso Senhor dos Passos são incansáveis. No Terço de dezembro, realizado nesse domingo, dia 6, elas já conseguiram se reunir para rezar dentro do templo, uma reivindicação que faziam há meses. Semanas antes haviam conseguido a chave, para elas mesmas fazerem a limpeza, e agora deixaram lá, montado, um pequeno e ainda provisório altar.
Enquanto aguardam por atenção e resultados, elas seguem com seus trabalhos, nas muitas frentes em que vêm atuando, inclusive no aspecto da pesquisa histórica, como por exemplo na busca de fotos antigas que possam mostrar como era a capela, em seu interior. É um subsídio importante para a elaboração de um projeto de reconstituição, já que é impossível restaurar o que não existe mais.
Célia Borges