23 de setembro de 2009

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Iris: belas e efêmeras, mas podem florir por toda a estação





As Iris (neomárica cândida) são algumas das mais belas e exóticas flores brasileiras, que encontram na primavera seu período de floração. Suas flores lembram alguns tipos de orquídeas terrestres, e por isso são frequentemente com elas confundidas. As folhas tem a forma de lâminas cumpridas, brilhantes e dispostas à partir da raiz, na forma de um leque irregular. As inflorescências aparecem na ponta dessas folhas, daí abrindo flores brancas, com manchas azuladas, as pétalas dispostas em torno de um miolo, onde tons marrons, amarelos, azuis e arrocheados formam desenho extravagante, lembrando pelagem de tigre.
As Iris são muito recomendadas para compor canteiros e jardineiras altos, pois seu crescimento chega a 60 cm de altura. Ela aprecia uma boa umidade, embora não resista ao encharcamento, exigindo assim cuidado com as regas. Muito resistentes, se bem cuidadas e dispondo da umidade necessária, elas podem durar bastante, sendo entretanto recomendado o replantio, ou anualmente durante o inverno, ou pelo menos uma vez cada dois anos. O replantio é uma boa ocasião para reproduzir mudas, que podem ser obtidas pela simples separação das touceiras, mantendo-se uma parte das raízes em cada nova muda.
Uma boa quantidade de luz é indispensável para o sucesso do seu cultivo, e quanto mais luminosidade, maior a quantidade e exuberância da floração. O sol direto e por muitas horas, entretanto, deve ser evitado. As adubações e transplantes devem ser feitas no final do outono e nos primeiros meses de inverno. Durante a floração, as regas regulares, pelo menos a cada dois dias, vão favorecer seu prolongamento. As flores duram apenas um dia, mas com os cuidados adequados, elas podem se repetir duas a três vezes por semana, e continuar assim por mais de três meses.
Além da “neomárica candida”, espécie nativa do Brasil também conhecida como Iris-da-praia, existe outra espécie de Iris nativa do Brasil, a “neomárica caerulea”, também conhecida como falso-iris ou Iris-azul devido à coloração de suas flores, e ainda duas espécies européias, a Iris germânica, de cor azul forte a roxa, e o Iris amarelo, “Iris pseudacorus”. Há ainda uma espécie de Iris aquática, a “Iris spuria”, de flores completamente brancas.
Célia Borges

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Um novo orquidário em Penedo







Os apreciadores de plantas em geral, e os apaixonados pelas orquídeas em particular, acabam de ganhar um presentinho para esta primavera: está funcionando, desde agosto, um novo orquidário em Penedo, o ORQUIDEASPENEDO, oferecendo ao público grande variedade de tipos e espécies, das mais conhecidas até algumas bastante raras.
O orquidário, com suas cerca de 800 espécies, já existe há alguns anos, mas só há poucas semanas abriu os portões para exposição e venda. Além de orquídeas floridas e mudas, ele oferece também grande quantidade de produtos adequados ao cultivo, como cachepôs de madeira reciclada, substratos à base de fibra de côco, ferramentas, adubos orgânicos e inseticidas naturais.
A paixão da família Barretti, proprietária do orquidário, por essas tão belas e exóticas flores, começou há cerca de oito anos, quando Roberto Barretti construiu a primeira estufa, a pedido da esposa, Anna Maria, para abrigar algumas orquídeas que ela ganhara de presente do pai e da avó. Desde então o interesse, o estudo e a coleção cresceram tanto, que a abertura do orquidário ao público aconteceu quase como uma conseqüência natural. Hoje eles dividem os cuidados com o filho Marcos (foto).
Antes mesmo de estar aberto ao público, o ORQUIDEASPENEDO já vinha fornecendo suas flores para diversas lojas, restaurantes e outras empresas, de Penedo e de toda a região. Com uma clientela cada vez maior e mais fiel, têm sido possível trabalhar com tão grande variedades de espécies, inclusive com algumas das mais raras, exóticas... e caras. Algumas chegam a custar R$ 200 reais o exemplar.
Além da exposição e venda, o orquidário oferece cursos gratuitos sobre “Orquídeas, sua cultura e seu cultivo”, em períodos a serem divulgados oportunamente. E embora só esteja funcionando atualmente aos sábados e domingos, visitas em outros dias podem ser agendadas pelo telefone (024) 3351-3253. O site é o orquideas@orquideaspenedo.com.br e endereço de e.mail orquideaspenedo@gmail.com.
Célia Borges