4 de agosto de 2009

ENCONTRO REUNIU JORNALISTAS ASSESSORES DE IMPRENSA EM QUATIS





A suspensão de exigência de diploma de nível superior para o exercício da profissão, recentemente decidida pelo STF, e os preparativos para a Conferência Nacional de Comunicação, programada para dezembro próximo, foram os principais temas debatidos durante o último fim de semana – 31/07 e 1 e 2/08/2009 - no Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, realizado no município de Quatis, RJ, e que reuniu mais de 100 profissionais da área, dos diversos municípios do Rio de Janeiro. Também foram discutidos o fim da Lei de Imprensa, o mercado de trabalho e os limites éticos para as assessorias politicas e as dos órgãos publicos, entre outros assuntos.
O EREJAC 2009 foi promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro, com o apoio da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas – tendo na Comissão Organizadora os jornalistas Maria Magdalena e Ruth Ferreira, respectivamente vice-presidente e diretora do sindicato, Àlvaro Brito, representando o FENAJ, e o delegado sindical Igor Abreu. O evento foi realizado no Hotel Fazenda Bom Retiro, com apoio da Prefeitura Municipal de Quatis. A sessão da abertura, na sexta, contou com a presença de autoridades, entre as quais o prefeito José Laerte d´Elias, que deu as boas vindas aos participantes. Ainda na sexta os jornalistas Cláudio Monteiro, Maria Madalena e Cláudia Abreu conduziram o painel “Assessoria de Imprensa: o jornalismo passa por aqui”.
A programação de sábado começou com o tema “A crise internacional e o mercado de Assessoria: superar com criatividade”, tendo como mediadora Ruth Ferreira e os convidados Mário Souza, diretor de Comunicação da Prefeitura de Niterói; Levi Gama, da agencia de publicidade CLG, de Volta Redonda; e Edgar Fonseca, publicitário e jornalista, editor do jornal Diz, de Niterói. Ainda na parte da manhã foi realizado o painel sobre “Eleições 2010: Assessoria Politica”, mediado por Maria Madalena e com a participação de Maurício Duarte, assessor de imprensa do TER-RJ e Osvaldo Maneschy, assessor de imprensa do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro.
Na parte da tarde, após o almoço, o painel foi sobre “Fim da Lei de Imprensa, fim do Diploma: e nós, aonde vamos?”, tendo como mediador o jornalista Nilo Sérgio, e convidados Cláudio Souza Neto, Conselheiro Federal da OAB; Sergio Murilo de Andrade, presidente da FENAJ; e a deputada federal Cida Diogo. Os debates sobre o tema foram acalalorados, revelando as dificuldades que vêm sendo enfrentadas para a realização da Conferência Nacional de Comunicação, diante das pressões políticas e das entidades patronais.
A última etapa do encontro foi dedicada às reuniões dos cinco Grupos de Trabalho, que discutiram e apresentaram relatórios sobre os temas CONFECOM (Conferência Nacional de Comunicação), O Mercado de Assessoria, Assessoria no Serviço Público, Lei de Imprensa e Diploma, e Assessoria Política. Após a Plenária Final, foi realizada uma festa de confraternização. No domingo houve a entrega dos certificados de participação, campanha de sindicalização e um churrasco de despedida, que contou mais uma vez com a presença do prefeito de Quatis, José Laerte.
O EREJAC 2009 foi o 16º encontro da categoria dos Assessores de Imprensa, e sua realização foi uma oportunidade de debate, intercâmbio e confraternização, que veio atender aos anseios da classe, num momento em que os profissionais do jornalismo no Brasil enfrentam um dos maiores desafios de sua história, tanto pela suspensão da exigência de diploma para o exercício profissional, quanto por outras questões de ordem política, ética, social e cultural. A necessidade de união e organização foi um dos aspectos enfatizados em vários momentos do encontro, revelando as dificuldades que as lideranças encontram para a mobilização da classe, em defesa tanto dos seus interesses profissionais quanto aos destinos do país.
Célia Borges