7 de maio de 2008

SAÚDE - Receitas de sucos sensacionais


SUCO ANTIENXAQUECA
Indicação: o alho auxilia a digestão e colabora para eliminar toxinas. Rico em sódio, o aipo hidrata, ajuda a acalmar e diminui a dor porque colabora com a circulação sangüínea. Já a salsa auxilia a digestão.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 dente de alho, 2 talos de aipo, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Centrifugue todos os ingredientes. Só a salsa deve ser acrescentada por último, sendo misturada com a colher. Enfeite com um ramo de salsa.
SUCO ANTIESTRESSE
Indicação: a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. Enquanto o lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante.
Ingredientes: 2 copos de água, 10 morangos, 1/2 pêra rígida, 1 banana madura, 1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja
Modo de preparo: No liqüidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher.
Enfeite com um morango.

SUCO ANTICELULITE
Indicação: o pepino hidrata, pois é rico em água. Também é desintoxicante e, com a ajuda da beterraba, que auxilia a circulação sangüínea, colabora para varrer as toxinas das células. O resultado é uma pele mais uniforme. Já a maçã facilita a digestão e a cenoura contribui para o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1/2 pepino, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga. Enfeite
com um palito de cenoura.

SUCO EMAGRECEDOR
Indicação: a maçã e a cenoura ajudam na digestão. A beterraba auxilia a circulação do sangue. E as algas contribuem para inibir a fome, estimulando a saciedade.
Ingredientes: 1 punhado peq. de algas secas, 1 beterraba, 1/2 maçã, 4 cenouras
Modo de preparo: Centrifugue todos os alimentos, menos a alga, que deve ser batida com o suco no liquidificador. Enfeite o copo com um pedaço de maçã.
SUCO ANTIACNE
Indicação: é antiinflamatório e desintoxicante, colaborando para limpar a pele. A lima é rica em antioxidante (vitamina C) e a couve facilita o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 folha grande de couve, 3 maçãs verdes, 1 rodela de lima
Modo de preparo: Na centrífuga, passe as maçãs e a couve. Enfeite o
copo com a rodela de lima.
SUCO ANTIDEPRESSÃO
Indicação: a beterraba e o espinafre auxiliam a circulação do sangue, o que estimula as funções cerebrais e acalma os nervos. O espinafre ainda estimula os movimentos peristálticos do intestino, regularizando-os. A maçã e a cenoura facilitam a digestão.
Ingredientes: 3 beterrabas, 1 punhado de espinafre, 4 cenouras, 1/2
maçã, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga, menos a salsa. Acrescente-a ao suco já pronto, misturando com uma colher.
Enfeite com um ramo de salsa.
SUCO ANTIENVELHECIMENTO
Indicação: a couve-de-bruxelas, a cebolinha e o brócolis são riquíssimos em antioxidantes, que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. E também colaboram para recuperar as células, dando mais viço à pele. A cenoura e a beterraba, ricas em fibras, auxiliam o trato intestinal.
Ingredientes: 4 cenouras, 1/2 beterraba, 3 folhas de beterraba, 1
florete de brócolis, 3 couves-de-bruxelas, 2 cebolinhas
Modo de preparo: Passe todos os alimentos na centrífuga. Enfeite com um palito de beterraba.
SUCO ANTIFADIGA
Indicação: O salsão e a erva-doce estimulam o poder de transporte de oxigênio na corrente sangüínea, proporcionando uma onda instantânea e prolongada de energia. A cenoura, rica em fibra, auxilia a digestão e o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 ramo de salsão, 2 ramos de erva-doce
Modo de preparo: Centrifugue a cenoura e, no liqüidificador, bata o suco com o salsão e a erva-doce. Enfeite com um ramo de erva-doce.
SUCO DIGESTIVO
Indicação: a maçã, a uva e o kiwi, ricos em fibras, favorecem a digestão e estimulam o funcionamento do intestino.
Ingredientes: 1 kiwi firme, 1 maçã verde, 1 cacho pequeno de uvas, 1 rodela de kiwi
Modo de preparo: Passe todas as frutas na centrífuga e enfeite o copo com a rodela de kiwi.
SUCO ANTIINSÔNIA
Indicação: a maçã e a salsa são sedativos naturais, calmantes e eficazes no controle da insônia.
Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já
preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.
SUCO PARA A CÓLICA MENSTRUAL
Indicação: o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.
Ingredientes: 3 fatias de abacaxi, 1/2 maçã, 1 fatia fina de gengibre,
1 folha de louro
Modo de preparo: Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liqüidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.
SUCO DIURÉTICO
Indicação: a laranja funciona como diurético. A uva e a melancia são ricas em fibra, o que ajuda a eliminar as toxinas através das fezes e da urina.
Ingredientes: 1 laranja sem casca, 1 cacho médio de uvas verdes, 2 fatias de melancia, 1 raminho de hortelã
Modo de preparo: Na centrífuga, passe a laranja, as uvas e a melancia.
Enfeite o copo com a hortelã.
SUCO PARA A BELEZA DA PELE
Indicação: o brócolis é um antioxidante, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. A cenoura e a beterraba, ambos ricos em fibra, facilitam o funcionamento intestinal, o que, indiretamente, deixa a pele mais bonita.
Ingredientes: 4 cenouras, 1 florete de brócolis, 1/2 beterraba
Modo de preparo: Na centrífuga, passe todos os alimentos. Enfeite com um florete de brócolis.

ALDEIA GLOBAL XXIV - É péssimo o nível de comunicação das nossas autoridades

Neste 7 de maio, gastei algum tempo vendo e ouvindo o depoimento da Ministra Dilma Roussef na Comissão de Infra-Estrutura do Senado. Peguei o noticiário já começado, e eis que quando abre a imagem, com ela falando, ouço um início de frase que me choca: “A gente vai........” Doeu!!! E confesso que doeu demais!!! Afinal, a digníssima senhora, para chegar ao cargo que ocupa, deve ter curso superior, mestrado, doutorado e mais (perdoem a licença literária, mas não estou fazendo discurso oficial) o escambáu!!! Então, o que é que custa falar correto? Porque será que deve ser tão difícil dizer “Nós vamos....”!!!!

A verdade é que esse é apenas o último, e mais recente exemplo, do baixo nível de comunicação das nossas autoridades, e que frequentemente me provocam desagradáveis arrepios. Estou escrevendo sobre hoje, mas ontem mesmo passei por trauma semelhante, ao ver o deputado Paulinho (gente!!! Porque será que político não precisa mais ter nome e sobrenome...é tudo na base do apelido!!!) discurssando na Sessão da Câmara, onde tentava se defender de acusações de atos ilícitos.

Eu nem me atrevo a tentar reproduzir, tantos foram os absurdos, as expressões chulas, um interminável desfile de impropriedades verbais e de expressão corporal, aqueles braços abertos em tom de desafio!!! E afinal, segundo me consta, apesar de ter iniciado sua vida, por assim dizer pública, como líder sindical, o excelentíssimo teve a oportunidade de estudar e se formar como advogado. Então porque se expressar como um grosseirão analfabeto?

O mais chocante é que isso acontece todos os dias, e cada vez mais ampla e intensamente em todas as áreas da política e da administração pública, de forma que o estudante, perplexo, deve estar se perguntando: “De que é que adianta estudar?”Tenho a impressão de que se juntassem todos os vereadores do Brasil, e os submetessem à uma prova tipo ENEN, o número de notas baixas ia ser bem maior do que as dos estudantes.

Além da ignorância que já lhes cabe naturalmente, nossas autoridades se esmeram em adotar posturas cada vez mais medíocres, promovendo uma desnecessária decadência na qualidade do discurso público. Falar errado, se comportar mal, rir com ar de arrogância, todos esses comportamentos vêm sendo privilegiados na postura desses personagens. Valorizar a mediocridade, desprezar a opinião pública, aliás reduzida à condição de “uma elitizinha” e dar seus péssimos exemplos às novas gerações, isso é o que parece que se reza, na cartilha da arrogância política.

Por enquanto, sigo observando esses fatos e me estarrecendo (porque ainda sou pessoa capaz disso, embora solitáriamente). Estou na dúvida se esse nivelamento por baixo é resultado de um esforço para chegar ao patamar de linguagem da população, infelizmente composta prioritariamente de pessoas ignorantes e pouco informadas, ou se tudo isso é para evitar constrangimentos ao nosso presidente. Presidente esse que é mestre em dizer bobagem, sendo que última que me ocorre e ter respondido, em entrevista, uma crítica de nível internacional, dizendo que “é sacanagem”.

Digam o que disserem do povo brasileiro, eu que faço parte dele protesto: eu não mereço!!!

Célia Borges

ENFIM, UMA INICIATIVA PARA AJUDAR O CIDADÃO

A Câmara Municipal de Resende está anunciado a criação de dois serviços, que são, finalmente, iniciativas de ordem prática para ajudar à população: a criação do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) e da Ouvidoria da Câmara Municipal de Resende. Ambos os programas estão ligados ao Núcleo da Cidadania do Projeto Câmara Cultural, e serão inaugurados no dia 21 de maio, no Anexo Aarão Soares da Rocha, em Campos Elíseos.

Segundo a divulgação que está sendo feita pela Assessoria de Imprensa da Câmara, o NAC terá por objetivo suprir a falta de informações do cidadão à respeito dos Serviços Públicos, e irá auxiliar o cidadão no encaminhamento a órgãos como a Defensoria Pública, Juizados Especiais e Procon. Já a Ouvidoria permitirá o registro e encaminhamento de sugestões, reclamações e denúncias sobre a administração pública.

O projeto prevê também a participação de outros órgãos públicos, de forma a centralizar alguns serviços, e assim facilitando a vida da população. Um convênio foi assinado com a Caixa Econômica Federal, de forma a ser mantido um funcionário no Núcleo, para dar informações sobre FGTS, financiamento de casa própria e PIS/PASEP.

O presidente da casa, vereador Romério, esclareceu que o NAC não vai ajuizar ou acompanhar ações, o que cabe à Defensoria Pública: “O problema é que grande parte da população não sabe a que órgão recorrer no caso de necessidade, e sequer têm conhecimento dos documentos que deve apresentar, em cada caso. A nossa intenção é orientar essas pessoas, no sentido de encaminha-las ao lugar certo”, disse ele.

À conferir...

Célia Borges