6 de agosto de 2008

SAÚDE – Alimentos que são úteis na prevenção do câncer



Estudos científicos que vêm sendo divulgados recentemente, em revistas e pela internet, dão conta de que o brócolis é alimento eficiente na prevenção ao câncer de próstata. A fonte principal dessas matérias é uma pesquisa feita por cientistas britânicos, do Instituto de Pesquisas sobre Alimentos de Norwich, que teriam constatado que o consumo regular desse vegetal provoca modificações na atividade de certos genes, associados ao desenvolvimento desse tipo de câncer.

Não tenho como comprovar a veracidade científica desse estudo em particular, mas o fato é que, se verdadeiro, vem coroar cerca de 100 anos de pesquisas (ou mais) sobre o assunto, à partir do tratado médico de W.R. Willians, publicado em 1908, que concluía: “a incidência de câncer está relacionada à nutrição”. Ali era defendida a tese de que componentes naturais e sintéticos podem, tanto inibir como promover o processo carcinogênico.

As propriedades protetoras dos alimentos foram pesquisadas, testadas e descritas em milhares de trabalhos científicos desde então. Os efeitos de alimentos, conservantes, corantes e novos produtos incorporados à vida moderna, tem sido alvo de estudos à exaustão.

Os resultados positivos e recorrentes de alguns alimentos parecem confirmar sua eficiência, a tal ponto que estão presentes nos mais variados tipos de dietas e recomendações nutricionais, tanto para pessoas doentes quanto para as que querem apenas se manter saudaveis. Uma boa alimentação pode não impedir a ocorrência da doença, mas dará ao organismo melhores condições para preveni-la, enfrenta-la e combate-la.

Brócolis e vegetais de folhas verde escuras – Os alimentos chamados crucíferos, como brócolis, couve, couve-flor, couve de bruxelas, agrião e repolho, contem altos índices de indóis e beta-caroteno, associados à prevenção do câncer de cólon. Estudos recentes citados acima fazem referência à eficiência, especialmente do brócolis, na prevenção do câncer de próstata. Os crucíferos também são indicados na prevenção do câncer de mama. O brócolis, especialmente, é uma fonte concentrada de vitamina A, ferro e cálcio, úteis em todas as idades.

Alho e azeite – Juntos ou separados, são considerados excelentes aliados para uma boa saúde. O alho contém sulfetos alílicos, apontados como contribuintes na redução do risco de câncer gástrico. Conhecido e usado na medicina primitiva, tanto dos povos egípcios como hindus e gregos, é agente anti-séptico, tônico, estimulante, depurativo, emoliente e anti-térmico. Sua indicação mais freqüente diz respeito à boca e aparelho digestivo, devido ao seu poder estimulante das mucosas e anti-séptico geral, contribuindo para aumentar o apetite, regular a digestão e combater os mais variados problemas intestinais. A associação do alho com o azeite potencializa seus efeitos, já que este é indicado como auxiliar no combate à hipertensão, ao colesterol alto e ao câncer das vias digestivas.

Aveia – Assim como outros alimentos ricos em fibras (trigo e arroz integrais, e demais cereais e grãos), a aveia é um dos alimentos mais recomendados para a saúde do aparelho digestivo, e para uma eficiente função intestinal, agindo como preventiva em todo o tipo de doenças desses sistemas. Também reduz a absorção de glicose entre os diabéticos, e é excelente pelo valor nutritivo, com alta taxa de proteínas (16.12%), a taxa mineral mais elevada do grupo de cereais, vitaminas B, fósforo e ferro. Muito indicada para crianças em fase de crescimento, é também alimento reconstituinte em pós-operatórios e no combate à anemia.

Frutas cítricas – A indicação da laranja e demais frutas cítricas nos mais variados tipos de dieta parece constituir uma unanimidade. Ricas em vitamina C, podem ser consumidas das formas mais variadas (sucos, molhos, geléias e como ingredientes para diversos pratos e bebidas). Mas a forma mais apropriada para se beneficiar de todo o seu valor nutritivo é ao natural, ingerindo-se as fibras. Como poderosos antioxidantes, são indicadas na prevenção do câncer e outras doenças degenerativas, assim como para evitar doenças cardiovasculares, pois reduzem a viscosidade sanguinea. As indicações atingem quase todas as áreas da saúde, onde a vitamina C tenha efeito positivo. O limão apresenta algumas indicações assessórias, pelo forte efeito bactericida e antisépctico, sendo eficiente auxiliar no tratamento de gripes, resfriados, amigdalites e problemas da boca. Sua associação com o mel pode potencializar os efeitos.

Soja – A soja e seus derivados, ricos em isoflavona, são conhecidos como proteção contra o câncer de mama, onde é conhecida sua atuação no controle do estrogênio, e o de próstata. A principal indicação, entretanto, diz respeito à redução dos sintomas desagradáveis da menopausa, além da prevenção de doenças cardíacas e do controle do colesterol. Pelo alto teor de proteínas, a soja pode substituir com vantagem o leite e a carne de origem animal, sendo processada das mais variadas formas para consumo alimentar (óleo, leite, farinha, lecitina e proteína concentrada). Por seu valor nutritivo, é indicada em casos de desnutrição.

Muitos outros alimentos, como as raízes, o tomate e as frutas, principalmente as vermelhas, são ricos em componentes benéficos à uma boa nutrição, prevenindo ou ajudando a controlar doenças. Voltaremos ao assunto numa próxima postagem. O importante é ter em mente a questão do equilíbrio, variando tanto quanto possível as cores e sabores. Por melhor e mais rico que seja um alimento, nunca deve ser consumido com exclusividade. Quanto mais colorido o prato, mais nutritivo e mais apetitoso.

Célia Borges