9 de maio de 2010

AUMENTO DO IPTU DE ITATIAIA - Nesta segunda, ás 9h, população de Itatiaia faz manifesto em frente à Prefeitura



Os aumentos impostos à população de Itatiaia nos carnês do IPTU desse ano, estão causando grande insatisfação, e começam a provocar algumas mobilizações de grupos de moradores. Nesta segunda, às 9 horas da manhã, está programada uma manifestação na Praça Mariana da Rocha Leão, em frente á sede da prefeitura, reunindo a população do Centro e dos bairros vizinhos, além de quem mais queira participar.
Na quinta-feira, dia 6 de maio, mais de 50 moradores de Penedo reuniram-se no Clube Finlândia, para discutir com advogados as medidas cabíveis para reverter tais aumentos, que em alguns casos chegam a mais de 1.000%. A maioria dos aumentos está na faixa de 100%, mas algumas propriedades estão sendo alvo de cobranças bem maiores.
Em todos os bairros de Itatiaia, moradores que já receberam seus carnês do IPTU de 2010 estão considerando os valores das cobranças exorbitantes. No caso dos moradores do Penedo que participaram da reunião da quinta-feira, a decisão foi que cada um entrará individualmente com pedido de revisão na Secretaria Municipal de Finanças, e ficará aguardando decisão antes de pagar o imposto. No caso da decisão ser negada, eles poderão entrar na justiça, de forma individual ou coletiva.
Os moradores do centro do município, que não tiveram orientação jurídica, estão se mobilizando na perspectiva de uma revisão de todos os carnês, e cobrando justificativas para os critérios desse aumento. Nessa região, os novos valores ficaram em média 50% mais altos que no ano anterior, mas com grande impacto na população por atingir justamente a população mais pobre.
Célia Borges