12 de março de 2009

ITATIAIA - Conselho do Idoso vai ampliar e diversificar atendimento à Terceira Idade

A criação do Conselho do Idoso, destinado a orientar as políticas públicas, assim como fiscalizar as entidades prestadoras de serviços à essa faixa da população, foi o principal objetivo da reunião realizada no dia 12/3, na sede do Centro de Convivência Lar Bom Pastor, e que contou com a presença do prefeito Luis Carlos Ypê, da primeira-dama Maria Luiza, e da vice-prefeita Gilda Molica, que foram levar suas palavras de incentivo, e apoio aos idosos e suas entidades representativas.

Dessa reunião inicial participaram cerca de 120 pessoas, das quais cerca de 20 eram das entidades convocadas, e as demais, pessoas da comunidade, principalmente os próprios idosos. Na oportunidade foi formada uma comissão, constituída por onze membros, sendo parte deles do poder público – representando as várias secretarias, como Saúde, Educação e Assistência Social – e os demais das entidades da sociedade civil organizada.

Essa comissão está encarregada da organização do Fórum do Idoso, previsto para maio próximo, e também de realizar reuniões de planejamento, onde serão estudadas as sugestões apresentadas pelos idosos no primeiro encontro, e elaborado um calendário de atividades, com passeios, oficinas e serviços a serem oferecidos.

Como uma dessas atividades, ainda sem data marcada, está sendo programado um passeio ao Parque Nacional do Itatiaia, no qual a primeira dama Maria Luiza se prontificou a receber e acompanhar o grupo. A sugestão partiu do próprio prefeito Luis Carlos Ypê, diante dos comentários de muitos idosos de que, embora morem no município, nunca tiveram oportunidade de conhecer o Parque.

O Fórum do Idoso, além de reuniões, debates e intercâmbios, terá o objetivo de indicar os integrantes do Conselho do Idoso, cuja composição contará com metade dos membros do poder público e os demais, da sociedade organizada. As entidades do município, que participaram dessa primeira reunião e poderão se habilitar a integrar o conselho são a Pastoral da Saúde, o Grupo da Melhor Idade, a Casa de Ismael e o Centro de Convivência Lar Bom Pastor. Também participaram representantes do Movimento pela Ética na Política e a Associação Mulher e Cidadania. As outras entidades que poderão fazer parte do conselho são as Voluntárias de Itatiaia e a São Vicente de Paula.

Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Kátia Quirino, o Conselho do Idoso foi criado por lei municipal no ano 2000, e teve uma primeira tentativa de implantação em 2005, mas só agora poderá ter condições de funcionamento, após a nomeação dos seus membros, e da definição e aprovação do estatuto. Ela esclareceu que o conselho não tem caráter executivo, nem recursos financeiros próprios, sendo que as verbas federais e estaduais para os projetos dos idosos são aquelas destinadas por programas específicos a esse atendimento, vinculadas às secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Atualmente, segundo a assessora, os idosos já contam com alguns atendimentos no município, através do Centro de Convivência Lar Bom Pastor, que vêm oferecendo consultas médicas geriátricas e cardiológicas, além de ginástica e aulas de artesanato. As atividades e atendimentos deverão ser ampliados, tanto em qualidade quanto em quantidade, assim como o Conselho do Idoso deverá ser implantado, ainda no primeiro semestre desse ano.