24 de dezembro de 2009

TERNO DA FOLIA ANIMA AS FESTAS EM MAUÁ



O Centro Cultural Visconde de Mauá, agradecendo a participação e a confiança recebida em 2009, encerra as suas atividades do ano com a programação do Terno de Folia Visconde de Mauá, que sairá às ruas, visitando as casas, do dia 25 de dezembro até o dia 6 de janeiro de 2010, levando música e alegria aos moradores da região.
O destaque dos desfiles será a bandeira do Terno da Folia, bordada pelas mãos das bordadeiras de Visconde de Mauá. Os integrantes do grupo são Jorge Brito, Zé da Viola, Daleni e Márcia Patrocínio, contando com a participação também de Ovídeo do Campo Alegre, Geraldo Lopes e Luciano Jardim.
Célia Borges

UM ATO PELA PRESERVAÇÃO DA CAPELA DE NOSSO SENHOR DOS PASSOS



A comunidade de Itatiaia, através da sociedade civil organizada, está programando para o dia 3 de janeiro próximo, e primeiro domingo do ano, um ato cívico e religioso, pela preservação da Capela de Nosso Senhor dos Passos, que é o prédio mais antigo do município e seu principal patrimônio histórico. O Terço, que já vem reunindo a comunidade nos primeiros domingos de cada mês, e há mais de três anos, será rezado às 15 horas, estando previstos, a seguir, depoimentos de devotos sobre a história da capela.
O encontro do dia 3 de janeiro terá um caráter especial, também porque será apenas a segunda vez em que O Terço será rezado no interior da capela, desde o início da mobilização da comunidade, que há cerca de dois anos conseguiu o tombamento do prédio. A capela encontra-se desativada para fins religiosos desde o início da década de 40, sendo que nos primeiros anos da década de 90, logo após a emancipação do município, foi usada como sede da Secretaria Municipal de Obras.
Para as representantes da sociedade civil organizada, “a abertura das portas da capela significa um marco do resgate histórico e cultural de Itatiaia”. Por isso, estão empenhadas numa ampla convocação da comunidade, cuja mobilização poderá contribuir para a preservação do prédio, que se encontra ameaçado pelo abandono. Apesar de algumas iniciativas da prefeitura, como o levantamento das necessidades para proceder a obras emergenciais, e a promessa de um projeto de restauração, essas providências vem sendo tomadas lentamente, permitindo que a capela tenha sua integridade cada dia mais comprometida.
As organizadoras desse primeiro Terço de 2010 esperam uma participação ampla da comunidade, reunindo tanto pessoas que lutam pela preservação da capela por devoção, como as que se interessam pelo seu aspecto histórico e cultural. Além desse encontro no dia 3 de janeiro, a Capela de Nosso Senhor dos Passos também será o tema de um fórum, organizado pelo Departamento de Cultura da SMEC de Itatiaia, visando discutir as providências para sua conservação e reunir informações para a elaboração do projeto de restauração.
Célia Borges