21 de junho de 2010

CLUBE FINLANDIA: Festa de Juhanus neste sábado, às 18 horas



A Festa de Juhanus, São João, na Finlândia coincide com a antiga celebração do solstício de verão, que é o dia mais longo do ano e o início da estação quente no hemisfério norte. No Brasil, como estamos no hemisfério sul, temos o dia mais curto do ano e o início do inverno. A colônia finlandesa de Penedo sempre organiza a festa chamada Juhanus, nessa época, no Clube Finlândia, promovendo um encontro das duas tradições. Este ano Juhanus será comemorado no próximo sábado, dia 26, à partir de 18 horas, com fogueira, música, dança, comidas e bebidas, em evento aberto à comunidade.
A Noite de São João é breve na Finlândia – em Helsinki, por sua latitude, o sol se põe ás 22 horas e nasce novamente às 2 da madrugada. Nessa noite, segundo a tradição, magos e duendes se reúnem para prever o futuro. As moças procuravam saber alguma coisa sobre seu futuro marido na noite de São João, e para essa finalidade cultivavam os mais variados rituais, como alguns que enumeramos abaixo:
- Ao dormir, a moça deve virar a meia do pé esquerdo pelo avesso, colocar uma moeda no calcanhar e calçá-la de novo, e depois disso não falar mais nada. O futuro marido aparecerá no sonho da moça (tradição de Ruovesi)
- Dormir com uma moeda de cobre embaixo do travesseiro. Ao levantar pela manhã, o nome do primeiro homem que encontrar será o nome do marido (tradição de Valtimo)
- Colher 13 tipos diferentes de flores, colocar embaixo do travesseiro. O futuro marido a visita em sonhos (tradição de Hauho)
- Colocar dois espelhos frente a frente, olhando em um espelho verá o rosto do futuro marido no outro (tradição de Sääksmäki, 1887)
-Deixar cair 9 alfinetes numa fonte de água, passando por um anel de ouro, o rosto do futuro marido aparecerá refletido na água (tradição de Koskenpää, 1923)
- Dormir com roupas acabadas de lavar, com a Bíblia embaixo do travesseiro, e irá sonhar com o futuro marido (tradição de Kiuruvesi)
- Tirar a roupa, e varrer ao redor de um poço, para o lado esquerdo, e depois olhar dentro do poço e verá o rosto do futuro marido (tradição de Pomarkku)
(Fonte: Helena Hildén, presidente do Clube Finlândia)
Célia Borges