10 de março de 2009

ITATIAIA – Lei Maria da Penha é tema de palestra na programação do Mês da Mulher






A garantia dos direitos da mulher e a Lei Maria da Penha serão o tema da palestra do advogado Valdo Gomes, programada para a próxima sexta-feira, dia 13 de março, dentro das comemorações do Mês da Mulher, organizado pela Prefeitura Municipal de Itatiaia, em parceria com a Câmara Municipal. O evento será realizado às 15 horas, e dele fará parte também o lançamento da Coordenadoria Municipal da Mulher, voltada para estudar e oferecer sugestões para as políticas públicas sobre o assunto, à atual administração.
A palestra, aberta ao público, será realizada no plenário do Câmara. Nesse mesmo dia o prefeito Luis Carlos Ypê, a vice-prefeita Gilda Molica, e outros secretários municipais estarão, à partir das 10 horas da manhã, na Rua Prefeito Assumpção, distribuindo rosas e folhetos, e cumprimentando pessoalmente a população feminina do município.
A programação do Mês da Mulher foi iniciada no dia 2 de março, com a inauguração do novo espaço da Cooperativa de Costura Itatiaia Livre – Cooperital – na Graal Itatiaia, e teve no dia 5 a participação no evento da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro – Alerj – “Homens Unidos pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.
No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, as homenagens foram feitas pelas escolas do município, que promoveram eventos para as comunidades dos bairros por elas atendidas, com palestras, brincadeiras e sorteios. No Colégio Municipal Dom Otorino Zanon, em Penedo, a diretora Ladmar Aparecida Torres da Costa organizou também oficinas de artesanato (fotos) ensinando a confecção de cartões e móbiles para mães, alunas e outras mulheres da comunidade.
A programação do dia 10 de março ficou por conta da Câmara Municipal, que organizou uma Sessão Especial, com palestra da vice-prefeita Gilda Molica e homenagens dos vereadores às mulheres que se destacaram em diversas áreas, além de sorteio de brindes.
A programação do Mês marca também o lançamento de uma campanha municipal de combate à violência contra a mulher, envolvendo o trabalho das diversas secretarias, como Educação, Saúde e Assistência Social, numa série de eventos e iniciativas, como a possível criação de um Conselho da Mulher no município.
Célia Borges

EXPOSIÇÕES – Luiza Ramagem na Câmara Cultural







A artista plástica Luiza Ramagem é a convidada do projeto Câmara Cultural na programação de março, destinada a comemorar o Mês da Mulher, onde apresenta uma retrospectiva de sua obra, sob o título “Sensibilidade Feminina”. A abertura da exposição foi no dia 6, com um coquetel para convidados, contou com a presença do vice-presidente da mesa diretora, Carlos Santa Rita, representando o presidente Luis Fernando Pedra, do vereador Kiko Besouchet, do diretor do projeto José Leon, e da assessora Kátia Quirino.
A mostra reúne 14 quadros, resultado de uma produção de mais de 20 anos de trabalho, exibindo justamente as suas colagens, técnica com a qual alcançou sucesso e ficou conhecida na região. No conjunto está incluído inclusive um dos trabalhos que faz parte do acervo do MAM-Resende, entre outras obras premiadas em diversos Salões da Primavera dos quais participou.
Luiza Ramagem é carioca, mas viveu em Resende por 25 anos, e atualmente está radicada em Visconde de Mauá, onde também está expondo no momento: a mostra “Interdimensões” está sendo apresentada no Centro Cultural Visconde de Mauá, onde deverá permanecer até o dia 18 de abril, com os trabalhos mais recentes da artista, usando a técnica do óleo sobre tela.
A exposição “Sensibilidade Feminina”, do projeto Câmara Cultural, poderá ser vista até o dia 31 de março. O endereço é o do anexo da Câmara Municipal de Resende, na av. Marechal Castelo Branco, 104/ 20 andar, e o horário de visitação vai das 13 às 17 horas.
Célia Borges