24 de janeiro de 2010

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Receitas naturais contra nematóides e outras pragas de plantas



Você compra ou ganha uma bela planta. Cuida dela com o maior carinho. Mas aí, depois de algum tempo, começa a perceber que ela não está correspondendo mais aos seus cuidados. As flores não brotam, e as folhas começam a murchar ou amarelar. E isso, sem motivo aparente. Então, é hora de você observar as raízes, e verificar se a sua planta não está infestada por nematóides, uma variada família de micro-organismos, sendo alguns perigosos parasitas.
Os nematóides são organismos aquáticos, geralmente microscópicos, e que se encontram em grande quantidade na natureza. A maioria alimenta-se de bactérias, fungos, protozoários, algas, e outros nematóides, e apenas uma minoria tem efeito predatório sobre animais – inclusive o homem – e vegetais. Desses últimos, há pelo menos cinco tipos que afetam as raízes das plantas de jardim, e que precisam ser combatidos, para evitar uma infestação generalizada.
Existem algumas providências que podem ser importantes para evitar nematóides em suas plantas. A primeira delas é observar a qualidade da terra adubada, compostos orgânicos e substratos adquiridos em floriculturas, para se certificar de que não estão contaminados. Já aconteceu comigo, de adquirir produtos impróprios. Antes de aplicar sobre as plantas, é indicado colocar uma pá do produto sobre papel branco, e deixar por alguns minutos, para ver se há minhoquinhas ou ovos brancos, reflexos prateados ou outros micro-organismos em movimento. Em caso positivo, descarte o material.
Mas, mais importante que isso, é você manter suas plantas nas condições adequadas. Plantas saudáveis são menos sujeitas á parasitas, e no caso dos nematóides, essa atenção é indispensável. Excesso de umidade é ambiente propício a nematóides. As plantas de meia sombra, que são frequentemente afetadas, precisam de um mínimo de claridade (três horas por dia é o ideal) e um ambiente arejado, que proporcione a evaporação das regas e evite o acúmulo de água nas raízes. Além dos nematóides, a umidade excessiva pode apodrece-las.
Se a infestação por nematóides for detectada logo no início, uma boa adubação pode resolver o problema. Numa segunda etapa, replantar o espécime, depois de lavar bem raízes e caule, em terra rica, pode salva-lo. Em situações extremas, existem ainda duas soluções naturais: a primeira é a raiz da madioca – crua e sem casca, deve ser lavada e a água usada na rega da planta infestada – e a segunda, a plantação de cravos de defunto, pelo menos uma planta por metro quadrado, nos canteiros ou plantações infestadas.
Durante a pesquisa sobre nematóides, encontrei soluções naturais para outros tipos de problemas das plantas de jardim. Não tive oportunidade de verificar a eficiência de todas, mas as informações vêm de fontes confiáveis, como o programa Globo Rural e a Revista Natureza. Por isso, sigo partilhando-as com meus leitores:
FORMIGAS – 1) Descascar pepinos, e colocar as cascas na entrada de formigueiros; 2) Usar folhas de Agave (Agave americana l. e Agave atrovirens) macerando três folhas para cada meio litro de água, e despejando na entrada do formigueiro.
LAGARTAS – Fumo e pimenta malagueta: numa garrafa de um litro, misture 50g de fumo de rolo e uma dúzia de pimentas malagueta. Complete com água e deixe repousar por uma semana. Dilua em dez litros d´água e pulverize sobre as plantas infestadas.
LESMAS – Cal, cinza de madeira, leite ou cerveja: para controle, distribua à noite, ao redor das plantas e canteiros, uma faixa de 15cm de pó de cal virgem ou cinzas de madeira. Use também iscas de pão embebido em leite ou cerveja, e coloque nos pés das plantas que precisam de proteção. As lesmas virão até as iscas, e será fácil retirá-las.
COCHONILHAS – 1) Faça uma calda com sabão, fumo de rolo e óleo vegetal em partes iguais, dilua e pulverize; 2) 50gr de sabão neutro raspado em cinco litros de água quente, esfrie, coe e pulverize; 3) Semente de mostarda: moa 100 gramas e dilua o pó em um litro d´água, coe e pulverize; 4) Pimenta (Capsicum annuum) é repelente de cochonilhas, pulgões e insetos em geral: coloque pimentas numa vasilha, soque-as e cubra com água de um dia para o outro. Coe e pulverize.
PULGÕES – 1)Alho (allium sativum) pode ser utilizado contra pulgões, brocas, cochonilhas e ácaros. Plantado entre roseiras, reduz o ataque de pulgões. Para uso geral, bata o alho no liquidificador, um dente para cada dois litros d´água, coe e pulverize sobre as plantas. Não usar em plantações de feijão, pois inibe o crescimento; 2) Arruda: ferva folhas durante cinco minutos, deixe esfriar, dilua e pulverize.
Se você conhece alguma receita natural para combate ás pragas de plantas e outras finalidades, por favor, partilhe conosco. Nós ficaremos gratos, e a Natureza também. Saudações botânicas e aguardem novas receitas.
Célia Borges