21 de agosto de 2009

Seminário sobre a influência da Midia na Educação, na AEDB


A Associação Educacional Dom Bosco – AEDB – estará promovendo nos próximos dias 28 e 29 de agosto, o seminário “A Mídia e a Educação”, organizado pela coordenação dos cursos de Pedagogia e Letras, e pela Seção de Apoio ao Aluno.
O Seminário é destinado aos alunos e professores dos referidos cursos, mas também está aberto à participação da comunidade, sendo especialmente convidados os profissionais da área. O objetivo é valorizar as diferentes mídias, destacando suas ações diferenciadas como colaboradoras da educação. E também possibilitar que os alunos de Pedagogia e Letras estejam motivados para atuarem profissionalmente como colaboradores da mídia, intermediando as novas oportunidades de atuação profissional para os pedagogos e professores de Letras.
- Com a realização desse evento, pretendemos que o aluno perceba como pode utilizar a mídia como colaboradora do processo educacional – sintetiza o prof. Estevão Correa Neto, idealizador e coordenador geral do Seminário. O prof. Correa Neto divide a organização do evento com o prof. José Monteiro Filho e com a profª Sueli Guedes, coordenadores dos cursos de Letras e de Pedagogia, respectivamente. Foram convidados a participar, como palestrantes e debatedores, os profissionais de comunicação dos diversos órgãos da imprensa falada, escrita e televisiva de Resende e da região.
Durante dois dias, os participantes discutirão e refletirão sobre os seguintes temas: reconhecimento da influência da mídia e sua participação na educação; a ação da mídia na mudança de atitudes e comportamentos consequentes; aperfeiçoamento da mídia buscando sua maior eficácia; a possibilidade de colaboração do pedagogo e do professor nas diferentes mídias, como estagiários.
A abertura do Seminário acontece na sexta-feira, dia 28, às 19h30, no auditório Maria Joaquina Esteves, da AEDB, com a realização de duas palestras sobre o papel do rádio e do jornal na educação No sábado, dia 29, às 8h30, haverá a palestra sobre a contribuição da televisão no processo educacional, seguida de reunião de grupos e debate final.
Célia Borges

CICLO DE DEBATES SOBRE O PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA


O Parque Nacional do Itatiaia será tema de um Ciclo de Debates, que começa no próximo dia 31 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, às 18 horas. Com 72 anos, o PNI é a unidade de conservação mais antiga do Brasil, e abrange terras nos municípios de Resende e Itatiaia, no Rio de Janeiro; Alagoa, Bocaina de Minas e Itamonte, no estado de Minas.
O objetivo do Ciclo de Debates é avaliar as ações previstas pelo governo federal, à título de “revitalização do parque”, considerando-se que muitas dessas medidas atingem os interesses de moradores e administradores dos municípios envolvidos.
O debate do dia 31 se propõe a reunir autoridades dos três poderes, nos diversos níveis de governo, e também a comunidade, através das suas entidades civis organizadas, para discussão das circunstâncias atuais, dos projetos federais, e das propostas da comunidade.
Célia Borges

JUAN LLERENA - UM CASO DE GENEROSIDADE, UM CASO DE GRATIDÃO



As pessoas que lidam com cultura sabem quanto é difícil obter ajuda para os seus projetos. A cultura é uma área que gera uma infinita riqueza subjetiva, mas geralmente, um limitado retorno financeiro. E também não se caracteriza por render votos.
As dificuldades são ainda maiores quando a atividade cultural tem objetivos sociais e comunitários: mesmo quando os recursos necessários são de pequenos valores, não é fácil encontrar gente sensível e disposta a ajudar.
Por isso, venho destinar esse espaço a uma dupla homenagem: a Juan Llerena, pela sua generosidade, e à Marcia Patrocínio, pela gratidão contida na carta que transcrevo abaixo, sendo a gratidão também matéria rara nos nossos dias.
Por mais dificil que seja o mundo em que vivemos, com tanta violência e ignorância, com tanta ambição, ganância e covardia, e talvez por isso mesmo, é preciso dar espaço aos bons sentimentos e exemplos. A carta de Márcia Patrocínio, em sua simplicidade, nos revela um desses casos de generosidade, e também de gratidão, e resgata na nossa esperança no ser humano.
Prezados Amigos,
Infelizmente venho dar uma triste notícia. Hoje, logo pela manhã fui informada do falecimento do SR. Juan Llerena. Recebi essa mensagem com muita tristeza no coração.
Conheci o SR. Juan em abril de 2004, e no mesmo dia, ainda sem me conhecer, ele me deu um cheque de R$ 200,00 (para comprar 10 flautas doces) e a chave da porta de uma sala na simpática Aldeia dos Imigrantes (Vila de Mauá). Naquela semana, o Centro Cultural foi criado por mim. Nos tornamos grandes amigos, e com a total confiança dele fui tocando esse trabalho, que todos vocês já conhecem.
Pude acompanhar de perto toda a dedicação do Juan na criação da Banda, no apoio ao Centro Cultural, nos incentivos sociais comunitários, enfim uma infinidade de benefícios para toda a região de Visconde de Mauá, com a criação da Associação Pró-Bem-Viver.
Ele nos deixa o EXEMPLO de como podemos tornar o mundo melhor, e ajudar ao próximo sem querer nada em troca.
O movimento social-comunitário-artístico-musical-cultural da região de Visconde de Mauá perde o seu maior aliado.
Vai em paz meu AMIGO QUERIDO, com a certeza de que a semente plantada por você, e que já frutifica, continuará viva!
Um abraço afetuoso para meus amigos e para toda a família Llerena!
Márcia Patrocínio
Centro Cultural Visconde de Mauá - 5 anos de arte, cultura e educação para todos!
Célia Borges