20 de julho de 2009

CLUBE FINLANDIA – Concerto para violão, sábado 25/7, em homenagem à Toivo Sipilä

O violonista Hélio Ribeiro é o artista convidado para o Concerto que o Clube Finlândia vai promover, no próximo sábado, dia 25 de julho, em homenagem ao aniversário de Toivo Sipilä, e que faz parte das comemorações dos 80 anos da colonização finlandesa em Penedo. A apresentação será às 19 horas, no salão do clube, antecedendo ao seu tradicional baile.
Toivo Sipilä foi um dos pioneiros na colonização finlandesa do Penedo, e também um dos fundadores do Clube Finlandia, tendo doado o terreno onde foi criado o clube original. Em troca, pediu apenas que seu aniversário fosse comemorado, mesmo após a sua morte. A tradição estava esquecida, mas num esforço para resgatar a história da colonização nesses seus 80 anos, a nova diretoria decidiu retomá-la, como evento do seu calendário cultural.
O concerto do violonista Hélio Ribeiro – que vem participando de gravações de artistas como Olivia Byington, Evandro Mesquita e do grupo Barca do Sol – vai incluir peças clássicas e populares, de autores como Bach, Albeniz, Villa-Lobos, Baden Powel, Vinicius de Moraes, Cartola, Leo Kotke, Steve Howe, e do próprio concertista.
Os 80 anos da colonização finlandesa em Penedo também estão sendo lembrados num artigo publicado no mês de julho, na revista do Instituto de Imigração daquele país, escrito por seu diretor, Olavi Koivukangas – que esteve aqui em março, para o Festival Finlandia, sendo inclusive um dos palestrantes. No seu texto, Koivukangas destaca Penedo como um dos mais persistentes centros irradiadores da cultura finlandesa no mundo, e conclui pela certeza de que a comemoração dessa imigração ainda “vai chegar aos 100 anos”. É importante notar que ele já visitou, e conhece bem, os demais núcleos, como o da Argentina e da Austrália.
Célia Borges