3 de outubro de 2009

CLUBE FINLÂNDIA TRAZ ORQUESTRA JOVEM DE SOPROS



O Clube Finlândia, dentro da programação comemorativa dos 80 anos da imigração em Penedo, apresenta no próximo sábado, dia 10 de outubro, a Orquestra Jovem de Sopros de Lieksa: Lieksan Nuorisopuhallinorkesteri. Essa atração, como as anteriores, antecede o tradicional baile.
Os membros da orquestra são estudantes do Pielinen Carelia College of Music, e o grupo conta com mais de cem participantes, com idades entre 8 e 18 anos. Formada em 1958, nesses seus pouco mais de cinqüenta anos já por seus quadros mais de 500 músicos, sendo que muitos deles se tornaram profissionais.
Para as apresentações no Brasil a orquestra virá com 53 integrantes, contando com flautas, oboés, clarinetes, fagotes, saxofones, trompas, trompetes, trombones, tubas e uma bateria. O grupo já se apresentou em diversos países europeus e na America do Norte. A regente atual é Minna Kajander, que dirigiu o grupo em apresentações na Hungria (1996), na Itália (1998), na Alemanha e na Bélgica (2001). O repertório do grupo é composto por obras de autores clássicos, como Sibelius e Dvorak, modernos autores finlandeses, obras da música folclórica da Finlândia, e Jazz.
Célia Borges

CICLO DE DEBATES SOBRE PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA TEM SEGUNDO ENCONTRO



O Ciclo de Eventos e Debates sobre o Parque Nacional do Itatiaia, iniciado em setembro, terá nesta segunda-feira, 5 de outubro, o seu segundo encontro, no plenário da Câmara Municipal, à partir das 18 horas. Desta vez os expositores serão Gustavo e Sérgio Sarahyba, que falarão sobre “O que é e qual a relevância do Parque Nacional do Itatiaia – aspectos legais”.
Após a exposição serão abertos os debates, que terão como mediador Luis Felipe César. O Ciclo de Eventos e Debates está sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Itatiaia, com o apoio da diversas entidades da sociedade civil organizada, como a Associação dos Amigos do Itatiaia, Federação das Associações de Moradores de Itatiaia, Associação Comercial e Associação de Hoteleiros do PNI, entre outras.
O objetivo do ciclo é dar oportunidade à comunidade do município para discutir, debater, apresentar reivindicações e sugestões, com relação às medidas anunciadas pelos atuais administradores daquela unidade de conservação. A proposta do Instituto Chico Mendes prevê a retirada dos atuais e legítimos proprietários, remanescentes do antigo Núcleo Colonial, para ali instalar novos negócios e serviços sob gerência de terceiros.
Setores da população do município vêm manifestando sua insatisfação com a forma unilateral com que essas medidas foram decididas, sem que a comunidade fosse ouvida. Lideranças ligadas ao meio ambiente contestam a proposta, observando que está voltada para uma pequena área, integrada ao perímetro urbano, mas não contempla com a mesma atenção a grande área de mata do Parque Nacional, que se encontra em estado de abandono, e sofrendo com as queimadas que anualmente destroem grandes trechos de floresta nativa.
A preocupação ambiental, segundo esses ambientalistas, está sendo relegada à segundo plano, enquanto a atual administração, que já subtraiu ao município, da mesma forma unilateral, o Museu da Fauna e da Flora, desmontando suas coleções, internacionalmente famosas, e distribuindo o acervo entre outras instituições, parece mais interessada em objetivos políticos e econômicos, privando centenas de pessoas de seus bens, e outras tantas dos seus empregos. A AAI, da qual fazem parte a maioria dos proprietários, apresentou contra-proposta, segundo a qual os proprietários se submetem ao regime de reserva ambiental, adaptando suas casas e hotéis ao projeto pretendido, mas até agora sem ter conseguido sensibilizar os burocratas da administração do parque e do Instituto Chico Mendes.
Célia Borges