15 de setembro de 2009

ITATIAIA HISTÓRICA – Luis Carlos de Aquino, primeiro prefeito de Itatiaia – “In memoriam”


Faleceu no dia 2 de setembro de 2009, o primeiro Prefeito Municipal de Itatiaia, Luis Carlos de Aquino, eleito no primeiro pleito após a emancipação do município, realizado em 16 de abril de 1989, e empossado no dia 1º de junho daquele mesmo ano. Sua candidatura ocorreu de última hora, em substituição ao então candidato Noel de Oliveira, cuja candidatura havia sido impugnada pouco antes da eleição. Natural de Itatiaia, e muito querido na cidade, embora tenha passado a maior parte da sua vida adulta fora do município, foi eleito com grande facilidade, usando o apelido com o qual era conhecido na cidade, “Picolé”.
Sua atuação à frente da Prefeitura de Itatiaia foi digna de nota, e tendo encontrado o novo município em estado precário, conseguiu em três anos e meio realizar uma grande quantidade de obras de infra-estrutura, melhorar as condições de educação e saúde, deixando a cidade com uma imagem muito diferente daquela que encontrara: ruas calçadas, pontos de ônibus cobertos, rede de águas pluviais, melhoramentos inclusive nos bairros mais afastados, foram aspectos que melhoraram a qualidade de vida da população.
Descendente de uma tradicional família do município, Luis Carlos de Aquino nasceu em Itatiaia em 15 de novembro de 1926, filho de Jurandyr Reis de Aquino e Irene Borges Corrêa de Aquino. Cursou o primário no grupo escolar Dr. João Maia, em Resende, e o ginasial no Colégio São Joaquim dos Padres Salesianos, e no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, ambos em Lorena. Cursou o científico nos colégios Pedro de Toledo e Colégio do Estado, ambos em são Paulo. Formou-se em Direito pela Sobeu, em 1973.
Em 1946 ingressou na Companhia Siderúrgica Nacional, onde fez carreira, ocupando diversos cargos administrativos, até aposentar-se em 1979. Foi também Assessor e Secretário de Administração da Prefeitura de Resende, antes da emancipação de Itatiaia. Sua vida profissional foi pautada pela competência e dedicação, tendo sido sempre reconhecido pela capacidade de trabalho e organização.
Foi casado com Léa Rangel de Aquino, com quem teve os filhos Jurandyr Luis Rangel de Aquino, Isabel Cristina Aquino Correia e Ronaldo Rangel de Aquino. Posteriormente foi o companheiro de Márcia da Silva Oliveira, com quem teve o filho Carlos Luis Oliveira de Aquino, atualmente com nove anos.
Luis Carlos de Aquino costumava se definir como “um administrador na política”, e essa circunstância, de ter se dedicado muito mais aos aspectos administrativos do que aos políticos, lhe valeram algum reconhecimento, mas também muita compreensão e adversidades. Tanto que apesar de ser admirado e respeitado pelo trabalho á frente da administração municipal, não conseguiu mais eleger-se, nem a prefeito, em 96, nem como vereador, em 2004.
Algumas das mais importantes obras do Prefeito Luis Carlos Aquino, em Itatiaia, foram a construção do Colégio Municipal Ana Elisa Gregori, concluída no fim de seu mandato e inaugurada pelo prefeito seguinte; a pavimentação de avenidas e ruas do município, chegando a mais de 42 mil m²; a conservação das áreas verdes, com o plantio de árvores e manutenção dos bens existentes; ampliação das redes de esgoto, águas pluviais e distribuição de água; expressivas melhorias nos atendimentos de saúde; construção da Pré-Escola e da Creche municipais; investimentos maciços na educação do município.
Célia Borges

ACADEMIA ITATIAIENSE DE HISTÓRIA APROVA NOVO ESTATUTO E ELEGE DIRETORIA PARA 2009/2011




A Academia Itatiaiense de História realizou, no último sábado, dia 12 de setembro, às 15 horas, a sua Assembléia Geral, no plenário da Câmara Municipal de Itatiaia, quando foi aprovado o novo Estatuto da entidade, e eleita a diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2009/2011.
Para a diretoria, em chapa única, foram reeleitas a presidente, professora Alda Bernardes de Faria e Silva, a vice-presidente Angela Maria da Silva, o Diretor Secretário Carlos Lima, e eleito como Diretor Financeiro, Paulo Zikan. Os suplentes são Ednamara Maia Gouvêa Keller e Lílian Pereira Flóres.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos Moacir de Castro Rodrigues, Adilson Luis da Silva e Marlene Modesto, como titulares, e como suplentes, José Carlos de Souza e Silva e Anamaria Dille de Medeiros e Albuquerque.
Estiveram presentes na Assembléia, além dos integrantes da diretoria e do Conselho Fiscal, os sócios Rosa Maria Cotrim Barcellos, Cel. Lauro Amorim e sra. Olga Amorim, Consuelo Rosa, Eliana Gouvea, Rui Camejo e essa cronista.
Célia Borges