9 de abril de 2010

AGENDA CULTURAL – Exposição O Papel das Vilas, em Quatis



Quem perdeu as temporadas em Visconde de Mauá e no MAM de Resende, terá mais uma chance de ver a exposição O Papel das Vilas, mostra de arte em papel botânico reciclado, e que estará sendo apresentada até o próximo dia 28, no Espaço Cultural Recanto 21, em Quatis.
A exposição, que comemora o Ano Internacional da Biodiversidade, e os 30 anos de pesquisa em papel artesanal no Brasil, poderá ser visitada se segunda à sábado, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas com Guido de Castro, pelo telefone (024) 9903-9774 ou pelo e.mail guidodecastro@hotmail.com.
Nessa exposição coletiva, artistas da região utilizam em suas obras o papel artesanal botânico desenvolvido por Maurício Rosa, à partir de plantas da Serra da Mantiqueira. Os artistas participantes são Beatrijs ´T Kindt, Boi, Cássia Freitas, Cazoba, Júlio César Morais, Cláudia Simões, Cristina Ayres, Domitila, Fátima Porto, Felicidade Patrocínio, Fernando Castelo, Fernando Villa-Cruz, Fernando Fleury, Flávio Alex Porto, Gabriel Hardman, Gabi Six, Juliana Melo, Líria Mariana, Luiza Ramagem, Marlene Lanfredi, Maurício Rosa, M. Cecília, Nívea Leite, Oscar Araripe, Pedro Ferreira, Rubens Saboya, Suzana Jardim e Wendell Amorim, além de convidados.
O Espaço Cultural Recanto 21 – “mais de dez anos à serviço da cultura” – fica na Rua Comendador Miranda, 21, Centro, Quatis.
Célia Borges

IMAGENS DE ITATIAIA: Operação tapa-buracos não contempla ruas centrais de Penedo





A Prefeitura Municipal de Itatiaia anunciou esta da semana, o início de uma “operação tapa-buracos” no município, que começou no bairro Jardim Itatiaia, e vai recuperar algumas vias públicas também no Centro, Campo Alegre, a Estrada de Funil, as ruas Country Clube e Clube do Cavalo na Vila Pinheiro, e a estrada da Fazenda da Serra. Para Penedo estão previstas obras apenas na Africa 1 e a construção de uma ciclovia na Rodovia Rubens Tramujas Mader. Está prevista também a drenagem e pavimentação da Estrada Velha da Usina. As ruas centrais de Penedo, cujos buracos vêm afetando negativamente o turismo, continuarão esburacadas, sem previsão para as tão necessárias obras.
Segundo nota divulgada pela Assessoria de Imprensa, essa operação é a primeira de seis projetos a serem desenvolvidos com recursos do PADEM – Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios – e custará R$ 4 milhões, a serem repassados em dez parcelas. A empresa responsável pelas obras terá dez meses para concluí-las. A nota esclarece que o convênio só foi concluído por o município não estar mais inadimplente com o Estado e a União, após ter pago e parcelado dividas, que teriam sido herdadas dos governos anteriores.
Apesar do esforço ser bem vindo, já que as ruas, avenidas e estradas de Itatiaia encontram-se em estado deplorável, o próprio nome da operação já assusta, porque estamos cansados de ver buracos tapados de qualquer maneira, e que se tornam piores na próxima chuva. Tapar buracos não é, realmente, a necessidade, mas sim uma recuperação asfáltica eficiente e duradoura.
Também não dá para entender o critério de prioridades. É claro que todos os bairros estão necessitados de obras, mas parece que só a prefeitura não vê que os buracos se multiplicam nas ruas centrais de Penedo, e que isso afasta os turistas, trazendo prejuízos aos próprios, devido às avarias em seus veículos, mas principalmente aos comerciantes e moradores, que além dos carros quebrados e dos riscos diários de quem trafega evitando buracos, também sofrem com a redução da sua principal atividade econômica.
A situação das ruas de Penedo já virou motivo de piada, devido à uma enorme poça que permaneceu durante quase dois meses em frente á residência do falecido Rubens Mader, e que ganhou o nome de Lago Malu Mader, com direito à um boneco pescando em suas águas. O local foi finalmente drenado, mas em seu lugar ficaram enormes crateras, que agora pelo menos os motoristas podem ver, o que não acontecia quando o local estava alagado.
As operações tapa-buraco municipais, que Penedo recebeu desde o início do atual governo, consistiram em jogar escória, o que além de não resolver o problema, ainda aumenta o risco de derrapagem, principalmente naqueles situados perto de curvas. E com novas chuvas, esses buracos reaparecem ainda maiores. É lamentável constatar que a prefeitura não tem recursos próprios para as obras do município, dependendo de recursos de convênios. Nessas condições, e nesse ritmo, Itatiaia vai precisar de mais dois governos para recuperar suas vias públicas.
Só nos resta esperar que não sejam necessários também convênios, para a pintura dos quebra-molas de Penedo, outra necessidade premente. E para a regularização do recolhimento do lixo verde, que continua condenando um importante centro turístico como Penedo, a uma aparência de desleixo e abandono. Imagem que se repete na maioria dos bairros e demais regiões turísticas do município.
Célia Borges