10 de junho de 2008

1º CONGRESSO ESTADUAL DE JORNALISTAS DO RJ – 2008

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro estará promovendo, nos dias 8 e 9 de agosto, em Niterói, o 1º Congresso Estadual de Jornalistas do Rio de Janeiro, destinado a profissionais e estudantes, e tendo como tema “200 Anos de Imprensa e a Democratização da Comunicação”.

A pré-programação do evento prevê abertura no dia 8, às 18h30, com a presença do presidente do sindicato, Ernesto Viana e outras autoridades como o prefeito, presidente da Câmara Municipal, presidente da OAB regional, presidente da Imprensa Oficial do Estado e um representante da FENAJ.

Em seguida, um painel sobre o tema central do encontro reunirá o jornalista e presidente do Museu da Imprensa Jordan Amora, o jornalista e mestre em Memória Social Nilo Sérgio Gomes, a jornalista e membro do coletivo Intervozes de Comunicação Social Bia Barbosa, o jornalista Roberto Quintaes e como mediador, Pinheiro Jr. Após o debate, às 20h50, as atividades serão encerradas com um coquetel, programado para as 21h30.

No sábado, dia 9, está previsto painel sobre Formação do Jornalista, Estágio, Regulamentação Profissional e Conselho Federal de Jornalistas, com participação dos profissionais, jornalistas e professores Pedro Pomar, João Batista de Abreu, Ana Lúcia Corrêa de Souza e Ivana Bentes, tendo como mediador Ernesto Vianna.

Após debates e grupos de trabalho na parte da manhã e à tarde, está prevista Sessão Plenária para as 15h45 e encerramento às 18 horas. As condições para inscrição e participação ainda não foram divulgadas, mas poderão ser consultadas nos endereços jornalistasulrj@grupos.com.br ou para alvarobritto@uol.com.br.

Célia Borges

ARTE, ARTISTAS E EXPOSIÇÕES VI - Fátima Porto e a arte como linguagem ambiental

Fátima Porto é uma artista polivalente: formada em publicidade e propaganda, estudou também desenho e pintura, joalheria e história da arte, canto, dança e teatro, formação que lhe dá os recursos de que precisa, para ser, sobretudo, uma animadora cultural. Nas artes plásticas, por exemplo, além de pintar e expor, ela vem se revelado como organizadora, tendo sido curadora da 2ª Câmara, Mulher e Arte, em março passado, e da mostra Desperdício, Não!, em exposição no anexo da Câmara.
Clique nas imagens para ampliá-las
"Divina Harmonia Natural" e "Ecomagia - A Harmonia da Natureza"

"Nação Brasileira" e "Festa do Pinhão"
.
Atualmente Fátima Porto também é conselheira não-governamental do Conselho de Cultura de Resende, membro fundadora do Codecan (Consórcio de Desenvolvimento da Cultura da Região das Agulhas Negras) e membro atuante da Ong Oito Deitado. Todas essas, e outras, entre as suas atividades, vêm sendo direcionadas para a expectativa ambiental, voltadas para o equilíbrio ecológico e para a reciclagem.
Com sua experiência como produtora de discos e shows (tendo sido também atriz), Fátima Porto vem atuando cada vez mais intensamente na organização de eventos que associem artes, divulgação da cultura e educação ambiental, como Desperdício, Não!, que foi idealizado como uma campanha a ser levada à escolas, associações de moradores e outras entidades..
"Brasil: Amor, Ordem e Progresso" e "Luz, e respirar o ar puro"
.
Como artista plástica, Fátima Porto já participou de mais de vinte exposições coletivas (sendo a primeira delas na AABB/RJ em 1976) e de 14 Salões, sendo que o último foi o III Salão do Pinhão em Visconde de Mauá, o período de abril/maio passados. Já realizou também 17 exposições individuais, começando em São Paulo em 1978 (Balaio de Artes) até Ecomagia, em Maringá/MG, no ano passado.
A obra de Fátima Porto se caracteriza pelo uso de técnicas mistas, associando principalmente o óleo e outras tintas à colagem. Na maioria dos quadros o colorido é exuberante, e reflete seus conceitos com relação à proteção ambiental.
.
"Integração - Consciência e Fé" e "Ao sol da luz do nosso mundo"