27 de maio de 2008

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE – Proteja a natureza das pilhas velhas e do óleo de cozinha usado

Alguns resíduos que produzimos como lixo são altamente prejudiciais ao meio-ambiente. Entre os mais nocivos estão as pilhas, que podem espalhar metais pesados e elementos tóxicos durante muitos anos na natureza. E aconselhável que, na medida do possível, adotemos o hábito de usar pilhas recarregáveis. Quanto às comuns, já há uma maneira segura de desembaraçar-se delas quando estiverem gastas: o Banco Real mantém serviço de coleta em todas as suas agências, de onde são encaminhadas aos órgãos públicos responsáveis por sua destinação.

Outro lixo que compromete o meio-ambiente é o óleo de cozinha usado, resíduo comum na maioria das residências, e também produzido em grande quantidade em restaurantes e até em indústrias. Mas, cada litro dele que se recolhe é um ganho na luta pelo equilíbrio ecológico, e a natureza agradece. A região dispõe hoje de um grande número de locais, os chamados Ecopontos, que atendem a essa finalidade.

O óleo deve ir sendo armazenado em garrafa PET, e entregue em algum dos pontos abaixo. Não havendo um Ecoponto próximo à sua casa ou empresa, junte no mínimo 5 litros de óleo usado e ligue para “Disque Viva Óleo” que o carro de coleta irá até o local. O atendimento é feito pelos telefones (24) 3355-0478 e 3355-3937, de segunda à sexta, das 8 às 18 horas.

Ecopontos em Resende: Sede da Agencia do Meio Ambiente (Parque das Águas), Escola Parque Ipiranga, E.M. Sagrado Coração de Jesus, Colégio Salesiano, C.E. Dr. João Maia, E.E. Gov. Roberto Silveira, CIEP 489 Augusto de Carvalho, C.E. Aníbal Benévolo, C.E. Marechal Souza Dantas, C.E. João Medeiros de Camargo, C.
E. Engenheiro Passos, E.M. Augusto de Carvalho, C.M. Getúlio Vargas, E.M. Jardim das Acácias, E.M. José Roberto Sampaio, E.M. Algodão Doce, E.M. Clotilde de Souza Ferreira, E.M. de Educação Especial Rompendo o Silêncio, E.M. Moacir Coelho da Silveira, E.M. Adelaide Lopes Salgado, E.E. Antonio Quirino, Comunidade Céu da Montanha (Mauá), E.M. Professor Carlinhos e E.M. Área de Lazer Julieta Botelho.

Em Itatiaia: C.E. Ezequiel Freire. Em Penedo: Casa do Papai Noel, Sede da CERES, E.M. Sebastião Bernardo da Silva, E.M. Francisco Otávio Xavier. Em Quatis: C.E. Américo Pimenta.

Além desses, outros tipos de lixo trazem danos ao meio ambiente, de forma que é sempre aconselhável estar atento e aproveitar todas as formas possíveis de reciclagem, especialmente em se tratando de resíduos de difícil degradação como garrafas PET, sacos plásticos e embalagens industriais de um modo geral. Cada pequeno esforço, mesmo que seja de uma única pessoa, já estará valendo à pena.

Célia Borges