5 de junho de 2009

ESTUDANTES DE TURISMO DA UNIVERSIDADE RURAL FIZERAM TRABALHO DE CAMPO EM ITATIAIA

Um grupo de 22 estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus Nova Iguaçu, estiveram em Itatiaia na quarta-feira, passada, 3/6, para a realização de trabalho de campo da matéria Cartografia e Geoprocessamento. Os estudantes, orientados pela professora da matéria, Cristiane Cardoso, foram recebidos e ouviram palestras pelos secretários municipais de Meio Ambiente e Turismo.

Na parte da manhã o grupo foi recebido pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Domingos Baumgratz, que aproveitou o sol de inverno para uma palestra ao ar livre, na Praça Mariana Rocha Leão, em frente ao Paço Municipal Campo Belo, sede da prefeitura. Na oportunidade o secretário falou sobre as políticas de Meio Ambiente que vêm sendo desenvolvidas pelo município, e respondeu à perguntas dos participantes.

Na parte da tarde os estudantes foram recebidos pela secretária municipal de Turismo, Roberta Dias de Oliveira, numa sala do Colégio Municipal Reinaldo Maia Souto, e depois de uma sessão de perguntas e respostas esclarecendo sobre as políticas do município na área de turismo, ela fez apresentação de um áudio-visual, mostrando os destinos turísticos de Itatiaia, e esclarecendo as dúvidas diante de imagens.

A professora Cristiane Cardoso informou que os 22 estudantes estão divididos em cinco grupos, e que vão desenvolver trabalhos sobre Itatiaia focalizando os atrativos naturais, o histórico cultural, alimentação, rede de hotéis e infra-estrutura. Segundo ela, o foco do trabalho é Penedo, mas que a oportunidade de conhecer mais sobre todo o município foi, além de útil, muito agradável.
Célia Borges

SEMANA DO MEIO AMBIENTE INAGURA PRIMEIRO ECOPONTO DE ITATIAIA

A Semana do Meio Ambiente começa hoje, sexta-feira, 5/6, em Itatiaia, com a inauguração do seu primeiro Ecoponto, em Maromba. A programação, desenvolvida em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Educação e a de Trabalho, Habitação e Assistência Social, será aberta às 8h30, na Escola Municipal Joaquim Miguel dos Santos, localizada naquele centro turístico da região de Visconde de Mauá. Está prevista a presença da vice-prefeita Gilda Molica e de diversos secretários municipais.

As atividades desse primeiro dia incluem a realização de três palestras – Biodiversidade da Mata Atlântica na Região das Agulhas Negras, pelo biólogo Izar Aximoff, Projeto Agro florestal, pelo professor Daniel Cabral, e Votorantim Siderurgia e Desenvolvimento Sustentável, pelo gerente corporativo para meio ambiente daquela empresa, Túlio Xavier Lanza. No final da manhã haverá o lançamento do Ecoponto de Coleta Seletiva e Compostagem, conduzida por Joaquim Moura, e em seguida a inauguração do primeiro Ecoponto do município.

Na parte da tarde os colégios estaduais Antonio Quirino e Dr. João Maia farão apresentação de relatórios sobre as ações ambientais neles desenvolvidas, respectivamente pelas professoras Melissa Florêncio e Adriana Deslandes. As atividades serão encerradas após o lançamento do Programa da Jornada Ecológica, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Domingos Baumgratz.

A Semana do Meio Ambiente de Itatiaia levará ainda essa programação à Escola Municipal Ana Elisa Gregori, na segunda-feira, e Escola Municipal Dom Ottorino Zanon, em Penedo, na terça-feira. As atividades de terça-feira, na escola de Penedo, incluirão também a palestra do secretário Domingos Baumgratz, “Meio Ambiente, Gerenciando Conflitos”.

Célia Borges

RECICLAGEM É A ESTRELA DA MOSTRA “COM UMA PEQUENA AJUDA DOS MEUS AMIGOS” HOJE NA CÂMARA

Em comemoração ao primeiro aniversário do projeto Desperdício Zero, lançado há exatamente um ano - em homenagem ao Dia Internacional e à Semana do Meio Ambiente - será aberta hoje às 19 horas, no anexo da Câmara Municipal de Resende, a exposição “Com Uma Pequena Ajuda dos Meus Amigos”, exibindo mais uma vez a produção dos artistas da região, feita com materiais reciclados. A mostra ficará aberta ao público até o dia 30 de junho, com visitação de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h.
O projeto Desperdício Zero é voltado para o incentivo à reciclagem, e a divulgação dos trabalhos de artistas e artesãos da região, que produzem suas obras através do reaproveitamento do lixo. A atual exposição reúne quadros e esculturas de Wendell Amorim, Fernando Fleury, Kátia Quirino, Paulo Cavalcanti, Tatiana Ratinetz, Tiago Gomes, Pedro Kaleo, João Sabóia, Marcius Lima (in memoriam) e da curadora da mostra e idealizadora do projeto, Fátima Porto.
Neste ano de atividade, o projeto Desperdício Zero – que já conta com mais de 40 expositores – levou a exposição pelos vários municípios da região das Agulhas Negras, sendo que a apresentação mais recente foi feita entre fevereiro e março desse ano, na Escola Municipal Ana Elisa Gregori, em Itatiaia. Esse ano o projeto deverá continuar percorrendo o mesmo circuito, mas incluindo os distritos de Engenheiro Passos, Capelinha, Serrinha do Alambari, Maringá/Maromba, Bulhões, Falcão e Floriano.
- “Queremos levar o projeto para as áreas rurais, que têm pouco acesso à Cultura, e fazer com que essas comunidades também se envolvam”, explica Fátima Porto. Ela diz ainda que “um dos objetivos do projeto é justamente criar redes associativas, e envolver e revelar outros artistas”.
A exposição “Com Uma Pequena Ajuda dos Meus Amigos” é uma iniciativa do Porto das Artes Atelier e do projeto Câmara Cultural, em parceria com o Grupo Cultural Oito Deitado. Com seis anos de existência, o Câmara Cultural visa oferecer à população uma programação cultural variada e gratuita, incluindo peças teatrais, filmes, shows, exposições de artes plásticas e leituras dramatizadas.
Célia Borges

FAIXAS E SINALIZAÇÃO IRREGULAR DE PENEDO COMEÇAM A SER RETIRADOS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

As faixas e outros materiais de sinalização colocados irregularmente em postes, árvores e outros locais das ruas de Penedo, começarão a ser retirados na próxima segunda-feira pela prefeitura de Itatiaia, através de ação conjunta entre as secretarias de Turismo e Planejamento. A limpeza visual daquele destino turístico, e a recuperação e ampliação da sinalização padronizada, segundo a secretaria de Turismo, Roberta Dias de Oliveira, são propostas aprovadas, e que contam com total apoio do Conselho Municipal de Turismo.

A secretária de Turismo adianta que, nessa quarta-feira, esteve realizando vistoria em Penedo, com o representante da Mastercard, que é a empresa patrocinadora dos totens de sinalização autorizados, com o objetivo de levantar as necessidades de manutenção e ampliação. Além de alguns tótens estarem danificados, como já são relativamente antigos, não contemplam todos os negócios em funcionamento, como os novos restaurantes e hotéis que iniciaram suas atividades depois da época da instalação dessas peças indicativas.

Segundo a secretária, nessa primeira etapa serão retiradas as faixas e as placas de sinalização de pequeno porte, enquanto os proprietários dos “out-doors” serão convocados para regularizar suas situações na da prefeitura, mediante o pagamento das taxas correspondentes. Numa etapa posterior, os “out-doors” irregulares serão removidos, e quando toda a sinalização padronizada estiver instalada, todas as sinalizações fora do padrão serão também retiradas.

Essa ação faz parte de um conjunto de medidas destinadas à regularização de todos os aspectos da atividade no município, e que inclui também o recadastramento das empresas, com o objetivo de proporcionar oportunidade de legalização. A meta da prefeitura, segundo a secretária, é criar as condições necessárias para o desenvolvimento do turismo no município, para que possa ser ter projeção nos cenários turísticos nacional e até internacional.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE FOTOGRAFIAS FEITAS POR JOVENS

Está sendo aberta hoje, sexta-feira, 5/6, às 16h, no Centro Cultural Visconde de Mauá, a Exposição Internacional de Fotografias Feitas Por Jovens. A exposição é resultado da Oficina de Diversidade Cultural, desenvolvida através de intercâmbio cultural/educacional, no Brasil, Alemanha e África do Sul.
Na oficina, os jovens participantes tiveramm a oportunidade de mostrar uma mistura de impressões vivenciadas em três continentes diferentes, refletindo a diversidade de seus países. A exposição está sendo promovida pelo Projeto Global Youth Life, pelo Colégio Estadual Antônio Quirino e pelo Centro Cultural Visconde de Mauá.
A abertura da mostra, hoje, terá às 18 horas o forró de Luciano Jardim. Os trabalhos poderão ser apreciados, no Centro Cultural Visconde de Mauá, de quinta à segunda, das 10h às 18h.
Célia Borges