5 de maio de 2008

SEMANA DE ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL

O dia 18 de maio foi instituído por lei como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. Em Resende a data será lembrada através de várias atividades voltadas para a conscientização da população acerca da problemática da exploração sexual. As atividades estão sendo organizadas pelo CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social – recém-criado na Secretaria de Desenvolvimento Social e Solidariedade de Resende.

A programação começa dia 14, com Mesa Redonda no plenário da Câmara Municipal, com abertura oficial às 8h30 e debates às 10 horas, reunindo o Promotor da 2ª Vara Criminal de Resende, Dr. André Luis Cardoso, da Promotora da Vara de Infância, Juventude, Família e Idoso, Dra. Adriana Vital, do Juiz da mesma Vara, Dr. Felipe Pinelli Costa, do Inspetor da Polícia Rodoviária Federal Carlos Alberto Nogueira, do representante do Conselho Tutelar Rui Conceição e da psicóloga do CREAS, Patrícia Fernanda Neves.

No dia 15 está programada uma “Blitz educativa” na Balança da Via Dutra, com abordagem e distribuição de material aos caminhoneiros sobre o assunto. No dia 17 a atividade será no Calçadão, das 9 às 13 horas, com panfletagem, com distribuição de material educativo, Feira da Economia Solidária, Brinquedoteca do CREAS, apresentação do Grupo de Teatro do Paraíso.

Instituído pela Lei 9.970, esse dia foi idealizado em 1998, no I Encontro do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças no Brasil. A data foi escolhida para que não seja esquecida a história de Araceli Cabrera Sanches, um dos mais chocantes episódios da história policial do país, quando a menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, crime que apesar da persistência de policiais e jornalistas, acabou impune.

CREAS – O novo órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social foi criado para se constituir num pólo de referência, destinado a oferecer orientação e apoio especializados às pessoas e famílias que tenham seus direitos violados, com atendimento prioritário a crianças e adolescentes. O serviço funciona na Praça do Trenzinho, em Campos Elíseos, de segunda à sexta, das 8 às 17 horas, e maiores esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 3354-4027. A Secretaria está divulgando também um telefone para denúncias de casos de abusos, o Disque 100.

Texto baseado em informações oficiais.

Célia Borges