12 de maio de 2009

JORNAL DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO JARDIM MARTINELLI

EDITORIAL
O EDITORIAL de hoje terá abordagem diferente da usualmente feita até agora. Hoje o EDITORIAL será dedicado a um assunto específico: o Café Comunitário de 14 de abril de 2009 realizado no Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon (CMDOZ).
O Café Comunitário é promovido pelo comando do 37º Batalhão da PM e realizado a cada mês num bairro de Itatiaia. O Café Comunitário tem por objetivo promover uma reunião entre as autoridades policiais e membros das comunidades itatiaienses para tratar de segurança pública. Nestes encontros são abordados os problemas de cada bairro, são apresentadas propostas e sugestões. O encontro realizado no CMDOZ foi divulgado, além de no Jardim Martinelli e áreas comercial e hoteleira do Penedo, nos bairros África I e II e Jambeiro I e II e demais bairros do Alto Penedo. Estiveram presentes o Sub-Comandante do 37º Batalhão da PM, o Comandante da Guarda Municipal de Itatiaia, o Delegado da 99ª delegacia de Policia Civil de Itatiaia, o Comandante do Corpo de Bombeiros da Região, um Oficial do Exercito representando a AMAN, a Secretária de Educação e Cultura do Município, além de outras autoridades e representantes da comunidade. Foram apresentados pelas autoridades policiais os resultados de seus trabalhos na região. Em seguida a palavra foi aberta a todos e o primeiro assunto abordado, foi a possibilidade da construção de uma dependência de vigilância na Av. Rubens Mader no terreno cedido pela BIOQUIMICA aumentando a segurança da região.
Todas as autoridades e todos os membros das comunidades presentes concordaram na necessidade e eficácia deste recurso que fecharia as duas saídas de carro da nossa região (Portal e Posto de Gasolina). Claro, poderia como foi levantado no passado, haver um centro de operações com participação de entidades federais, estaduais e municipais, como fiscais de áreas diversas, policia militar, guarda civil, etc... Mas quem pagaria a construção desta dependência pública? O Município, o Estado, o Governo Federal? Sejamos práticos e objetivos: se esta propriedade foi doada à Prefeitura, então aí poderia haver uma instalação da Prefeitura Municipal que abrigasse por 24 horas um grupamento da Guarda Civil Municipal, tanto no Portal quanto nesta nova dependência pública.. Deste modo as duas saídas de carro da nossa região estariam vigiadas. Se a doação do terreno foi ao Estado, o problema deverá ser tratado pela nossa Prefeitura Municipal com as autoridades estaduais. Este assunto é de interesse de toda a nossa região, tanto dos moradores do Jardim Martinelli quanto da comunidade empresarial do Penedo, dos moradores da África, Jambeiro e demais bairros do Alto Penedo. Entretanto, é absolutamente necessário que seja feita uma consulta formal ao Sr.Prefeito para que conheçamos a posição do Poder Executivo sobre o assunto.
Em seguida a Secretária de Educação, falou dos novos projetos na área de educação, voltados para atividades esportivas e culturais que serão implantados já, na rede municipal de ensino com apoio das comunidades, ocupando de forma positiva o tempo disponível dos jovens em atividades sadias. A Policia Militar, a Policia Civil, a Guarda Municipal de Itatiaia, o Corpo de Bombeiros e o Exército mostraram-se integrados entre si nas suas atividades de segurança pública e mostraram ainda, interesse em intensificar suas participações no apoio à formação da cidadania dos jovens, promovendo visitas às suas instalações, palestras e treinamentos, dentro das suas especialidades, apropriados aos jovens e sua formação de cidadão. Alunos do CMDOZ, presentes à reunião, formularam, por escrito, perguntas pertinentes às autoridades policiais. As perguntas foram respondidas clara e objetivamente em linguagem apropriada aos jovens pelos representantes das Policia Militar e Civil.
A reunião transcorreu de forma objetiva, em elevado nível de participação de todos os presentes, onde prevaleceu o bom senso, a demonstração do conhecimento dos problemas locais pelos representantes dos órgãos públicos e das comunidades representadas, bem como a integração dos órgãos públicos federais, municipais e estaduais (Exercito, Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Educação) e o interesse das autoridades e das comunidades de trabalharem em conjunto.
Infelizmente houve pouca participação de pessoas das comunidades, inclusive do nosso Jardim Martinelli.
Mais uma vez reiteramos aos nossos associados e não associados a importância da participação de todos, não só nas atividades da sua associação de moradores, mas nas reuniões públicas onde os problemas do município são equacionados e discutidos.
PA R T I C I P E !!!!!!!!!!!

VISITA DO SR. SECRETÁRIO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
ENG. RONALDO QUIRINO, AO JARDIM MARTINELLI.
Prosseguindo com entendimentos entre a AAJM e a SMOSP, encaminhamos à esta Secretaria, com cópia ao Sr. Prefeito, a carta abaixo transcrita, com 31 fotos.
Itatiaia, 13 de abril de 2009
Carta 01/2009 de 13/04/2009
Ilmo. Sr. Ronaldo Quirino
Secretário de Obras e Serviços Públicos do Município de Itatiaia.
Inicialmente queremos agradecer a presteza com que foram iniciadas as obras paliativas das ruas do Jardim Martinelli, conforme acertado em nossos entendimentos de 05 de março de 2009, quando da visita de V.Sa, ao bairro.
Na ocasião foram mostradas as péssimas condições em que se encontram as ruas e avenidas do Jardim Martinelli, quando V.Sa., entendeu que são necessárias obras paliativas imediatas até que um projeto global para o bairro possa ser realizado.
Ainda de acordo com nossos entendimentos, com a intenção de colaborar no planejamento desta Secretaria na continuidade das referidas obras paliativas, encaminhamos em anexo 31 fotos que demonstram a situação degradada das ruas, avenidas e praças do Jardim Martinelli. As fotos retratam apenas uns poucos locais dentre todos os do bairro que precisam de obras paliativas imediatas. Particularmente devemos ressaltar que na confluência da Av. Cimabue e rua Pier della Francesca há um buraco que obriga os carros a passarem por um lado somente da rua prejudicando a segurança do tráfego naquele local e sobretudo colocando em risco as pessoas que por ali trafegam.
A Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Martinelli, dentro das suas atribuições estatutárias, coloca-se ao dispor desta Secretaria para colaborar com o bom andamento do trabalho em questão.
Sendo o que se apresenta no momento,
.............................................................
Martine Leibacher
Presidente da AAJM
c.c.: Sr. Prefeito do Município de Itatiaia (fotos em cd).
IG/ig
Face ao exposto, a AAJM, seus associados e demais moradores do Jardim Martinelli aguardam a atitude que será tomada pela PMI face aos problemas mostrados e documentados em nossa carta, conforme o EDITORIAL do número anterior do AAJM Informativo, onde lê-se “Estamos com Prefeitura nova e como sempre renovam-se as esperanças de que o dinheiro público, de que o trabalho da nova equipe do Poder Executivo atenda às expectativas das comunidades do município.”,
FALE, MAS PARTICIPE !! CRITIQUE, MAS PARTICIPE !!
Ter idéias, achar isso ou aquilo, criticar, é fácil e afaga o ego próprio, mas não soma nem contribui com nada. Apenas oferece a oportunidade de descarregar sobre terceiros as próprias insatisfações pessoais. Você acha que a AAJM podia fazer mais do que faz ou que o que faz podia ser melhorado ou corrigido ? Ótimo, é disso que a AAJM precisa: Criticas, Sugestões e Colaboração. Pegue o telefone e ligue para qualquer pessoa da Diretoria e de forma clara e lógica dê a sua sugestão, faça a sua critica, participe !! Pense em quantas reuniões você participou, quantas vezes você telefonou dando sugestões os apontando, o que a seu ver são falhas ou poderia ser melhorado. Vá às reuniões !! Saia de casa !! Levante da poltrona !!
Aí sim você somará ou contribuirá de alguma forma, do contrário ...
PARTICIPE !!!FALE !!! CRITIQUE !!!
TELEFONES
Martine Leibacher Presidente 3351-1317
Augusto C. de Almeida Vice-Presidente 3351-1599
Adélia de Almeida Diretora Social 3351-1599
Glória Leibacher Dir. Administrativa 3351-1264
Celia Grangeiro 1ª Secretária 3351-1610
José Marcio O. Costa 2º Secretário 3351-3404
Valeska Boghossian Tesoureira 3351-1746

..........................................................................................................................................................................
PM DO DPO NO PENEDO

la 1 Ala 2 Ala 3
Sgt.Sérgio Sgt.Sampaio Cb.Câmara
Cb.Rocha Cb. Zany Cb.Peres
Cb.P.César Sd.Almeida Sd.Vale
Sd.L.Silva Sd. Aquino Sd.Juscelino
Sd.Mendes Sd.Teobaldo Sd.Alves

Torne-se conhecido e conheça os PM que zelam pela nossa segurança.
Prestigie os representantes da PM que trabalham em nossa área.
Tel 24 horas (0xx21) 3399-9184 (aceita ligações a cobrar)
Disque-Denuncia 3360-011 (não é necessário a pessoa se identificar)