27 de outubro de 2009

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Mais receitas naturais para o combate às pragas e doenças de plantas e plantações





Paisagistas, jardineiros e demais apreciadores das plantas e da natureza, sabem que todo o cultivo implica em riscos de aparecimento de pragas e doenças. E que os inseticidas químicos sempre afetam e contaminam o meio ambiente. Por isso, são cada vez mais procuradas as fórmulas e receitas que, usando ingredientes naturais, promovem o controle de predadores e micro-organismos, com o mínimo de poluição.
O uso das próprias plantas – inteiras ou de algumas de suas partes, como folhas, raízes, flores, cascas e frutos – é bastante comum nas fórmulas naturais de inseticidas e fungicidas. A maioria delas é de fácil acesso , como mostram algumas receitas que selecionei, através de pesquisas em livros e na internet, e que relaciono abaixo:
CEBOLA OU CEBOLINHA VERDE – Indicada como repelente de pulgões, lagartas e vaquinhas. Ingredientes: 1 kg de cebola ou cebolinha verde para dez litros de água. Cortar em pedaços pequenos e deixar macerar por 7 (cebolinha) a 10 (cebola) dias. Diluir um litro da mistura em três litros de água e pulverizar.
INSETICIDA DE CEBOLA E ALHO – Indicado para o controle de pulgões em plantações de vagens e tubérculos, ou como fungicida nos tomateiros. Ingredientes: três cebolas, cinco dentes de alho e 10 litros de água. Moer a cebola e o alho, e misturar em cinco litros de água. Descansar por dois dias, e depois espremer, retirando o suco e misturar com os outros cinco litros de água. Pulverizar uma vez por semana.
INSETICIDA DE CRAVO DE DEFUNTO – Indicado para o controle de insetos e nematóides. Ingredientes: 100 gr de flores, folhas e ramos de cravo-de-defunto e dois litros de álcool, podendo ser potencializado com 100 ml de acetona. Picar os pedaços da planta e macerar nos 100 ml de acetona, deixando descansar por 24 horas, e depois juntar o álcool. Coar e utilizar a solução, diluindo cada litro em dez de água, antes de pulverizar. Plantar cravo-de-defunto nas bordas de certas culturas também é indicado para o controle de insetos.
MACERADO DE SAMAMBAIA – Indicado para o controle de ácaros, cochonilhas e pulgões. Ingredientes: folhas secas de samambaia e água. Colocar 500gr de folhas frescas ou 100gr de folhas secas em um litro de água e deixar repousar por um dia. Ferver por meia hora, e depois diluir em dez litros de água, antes de pulverizar.
CHÁ DE CAMOMILA – Indicado no controle de fungos em todo o tipo de plantas. Ingredientes: 50gr de flores de camomila em um litro de água. Deixar de molho por três dias, agitando a mistura quatro vezes ao dia. Coar e aplicar como pulverização em dias alternados. Adequado para plantas delicadas e mudas de sementeiras.
INSETICIDAS DE TOMATEIRO – Indicados para o controle de pulgões. Primeira receita: 25gr de folhas e talos de tomateiro, 100gr de carbonato de sódio e dez litros de água. Misturar as folhas e talos bem picados ao carbonato de sódio. Ferver os ingredientes por uma hora, coar e diluir em 100 litros de água, para pulverização. Segunda receita: ½ kg de folhas e talos de tomateiro e um litro de álcool. Picar bem os resíduos do tomateiro e deixar em repouso no álcool por três a cinco dias, coar espremendo bem, e diluir um copo em dez litros de água antes de pulverizar.
Além dessas, já publiquei outras receitas naturais, em postagens anteriores, especialmente as de junho de 2008, nas páginas de Meio Ambiente. Naquelas, estão citadas fórmulas á base de urtiga, angico, pimenta, cerveja, cinzas, farinha de trigo, leite e soro, e sabão. Continuo pesquisando novas receitas, e conto com a ajuda dos leitores, para alimentar essa “corrente do bem”, que nos reúne, apaixonados pela Natureza e protetores do meio ambiente.
Célia Borges

CAFÉ LIBREDÓN: Degustação natural na Estrada do Parque Nacional de Itatiaia



Um novo conceito em degustação de café, é o que vai oferecer aos seus apreciadores o Café Libredón, que será aberto ao público na próxima sexta-feira, dia 30, à partir das 17 horas. A principal atração da nova casa é o café orgânico tipo Gourmet, produzido com 100% de coffea arábica. Será servido como expresso ou filtrado em cafeteira francesa de vidro (french press).
O Café Libredón fica na Av. Vanderbilt Duarte de Barros, nº 1915 – a estrada de acesso ao Parque Nacional do Itatiaia - próximo á Pousada Itaúna. O ambiente é pequeno, mas muito aconchegante, com seus móveis rústicos e decoração que lembra a influência dos colonizadores. A culinária vem assinada pela Alecrim, Cultura e Saúde.
Para os seus idealizadores, “o Libredón, mais do que cafés, quer produzir experiências”. E a mensagem deles aos visitantes é das mais convidativas: “Aos pés do Parque Nacional do Itatiaia você pode agora curtir a sensação de tomar um excelente café e saborear bolos, doces, salgados, geléias e pães saudáveis e naturais. Tudo isso fará você ter ainda melhores recordações de seus dias por aqui.”
Célia Borges