20 de junho de 2009

COQUETEIS DE INVERNO – O café como estrela!!!!




Atendendo a pedidos dos leitores, seguem aí mais algumas receitas de coquetéis de inverno, sendo esses, à base de café.
Café com especiarias – Quatro xícaras de café muito forte e quente; 2 pauzinhos de canela, 4 cravos, 100 gr. (1/2 xícara) de creme de leite e gelo picado. Despeje o café quente sobre as especiarias e deixe descansar por uma hora. Coe o café e despeje sobre o creme de leite e o gelo picado, em quatro copos. Sirva açúcar em separado.
Café espumoso – Meio litro de café forte e frio, meio litro de sorvete (sabores flocos, baunilha, creme ou chocolate), 1 colher de sopa de Angostura Bitter. Bata todos os ingredientes até obter uma bebida espumante e homogênea, sirva em copos frios.
Café Brulot – Meia xícara de conhaque, dois cubinhos de açúcar (2 colheres de chá), 6 cravos inteiros, um pau de de canela grande (5 cm), meia colher de chá de baunilha, raspas da casca de limão ou laranja, meio litro de café bem quente, mais um cubinho de açúcar molhado em um pouco de conhaque, um pauzinho de canela para mexer. Coloque o conhaque, o açúcar, os cravos, a baunilha e a raspa do limão ou laranja numa vasilha. Molhe o cubinho de açúcar no conhaque sobre uma colher, acenda e transfira para o líquido, flambando a bebida. Sirva imediatamente com o pauzinho de canela para mexer.
Café Vienense – Meia xícara de creme de leite, uma colher de sopa de açúcar, quatro colheres de chocolate em pó, oito colheres de chá de açúcar adicionais, quatro colheres de creme de leite adicionais, meio litro de café forte e quente, canela em pó. Bata o creme de leite com o açúcar (iniciais) e leve a geladeira. Coloque em cada copo ou xícara uma colher de chá de chocolate em pó, duas de chá de açúcar e uma de sobremesa de creme de leite dos adicionais. Misture bem até obter uma pasta. Acrescente o café lentamente. Sirva enfeitado com creme chantilly e salpique com canela em pó. Quatro porções.
Como comentei na postagem anterior, a criatividade também pode produzir drinques deliciosos. Além do café, leite, chás e vinhos variados podem ser interessantes ingredientes para os coquetéis de inverno.
Célia Borges