3 de agosto de 2008

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Agosto é a melhor época do ano para cuidar das plantas



Os meses de maio, junho, julho e agosto são, por definição, os períodos mais adequados aos cuidados com a maior parte dos tipos de vegetais, sejam os plantados em vasos, canteiros de jardins e hortas, pomares e etc... É a época apropriada para as podas de formação, limpeza e adubação, além do combate às pragas, sendo recomendado, sempre que possível, o uso de substâncias que não contaminem o meio ambiente.

É momento muito bom para o replantio das espécies anuais ou bianuais, para fazer sementeiras, e também para a reprodução das plantas através da separação dos novos brotos, o que é indispensável para mantê-las saudáveis, evitando excesso de folhas e raízes, que acabam por sufocar a planta original.

Um grande número de espécies vegetais se propaga preferencialmente dessa maneira, pela divisão de touceiras. Alguns exemplos, muito fáceis de serem observados, são as violetas africanas, as íris, os abacaxis ornamentais e as bromélias. Quando as plantas estão em boas condições e cultivadas nos ambientes certos, elas tendem à se reproduzir através da multiplicação de brotos secundários.

O trabalho de divisão por touceiras é, além de necessário, muito gratificante. Mas precisa ser executado com cuidado, para evitar que alguns brotos menores e mais frágeis seja sacrificados. O primeiro passo é a retirada da planta inteira do vaso, o que pode ser feito separando-se o torrão da superfície interna com uma espátula, e depois batendo delicadamente com o fundo, até sentir que as raízes estão soltas. Quando a planta ficou muito templo sem replantio, e as raízes tenham crescido demais, é bom verificar se parte dela não saiu pelo furo de drenagem do vaso, segurando-a ao fundo. Nesse caso é preciso cortar esse excesso de raízes com estilete.

Algumas plantas de vasos pequenos e raízes curtas, como as violetas africanas, se soltam muito mais facilmente. É importante observar também que algumas espécies, que apresentam espinhos, exigem o uso de luvas durante o trabalho. Quanto maiores os galhos das plantas a serem podadas ou reproduzidas, maior deve ser a luva, sendo que é muito recomendada aquela que chega quase à altura do cotovelo.

As touceiras devem ser separadas delicadamente, através da divisão das raízes à partir do esfacelamento do torrão. A perda de alguns exemplares deve ser considerada normal, porque é muito difícil obter 100% de aproveitamento. Cada muda retirada com sucesso deve ser separada para plantio individual. No momento da divisão, vasos e canteiros já devem estar prontos para o replantio, observando-se a composição da terra de acordo com as necessidades de cada espécie de planta.

Terra comum de jardim, terra adubada, substratos, húmus, esterco curtido ou composto, areia e outros materiais devem ser misturados de acordo com as especificações. Adubos ricos em fósforo são os mais recomendados na época do plantio. Além da fórmula apropriada de terra, é preciso observar que nos primeiros dias as mudas recém-plantadas vão exigir regas mais constantes, tendo-se sempre o cuidado de não encharcar. À partir da plena brotação, as regas podem ser mais espaçadas.

Aquelas que não precisarem de replantio também vão merecer os seus cuidados: revolver a terra, observar a incidência de pragas, como pulgões e caramujos, e combate-las com os recursos adequados, aplicar adubo líquido durante a rega, pelo menos duas vezes no espaço de quize dias, durante as próximas luas (nova, crescente e cheia) desse mês de agosto, podem ser providências que farão grande diferença no resultado obtido com a beleza e saúde de suas plantas.

Nesse período de seca, também é recomendável intensificar as regas das espécies que ficam ao ar livre, e que ao contrário da primavera e do verão, não estão se beneficiando com a umidade das chuvas. Água duas vezes por semana, pelo menos, é boa maneira de mantê-las em forma para a chegada da primavera. Algumas espécies são mais exigentes, então é sempre bom observar o comportamento delas, e rega-las até mais vezes, se for necessário. É o caso dos bonsais, por exemplo, que devido ao pequeno tamanho dos vasos, retém pouca umidade.

As próximas semanas também são indicadas para os trabalhos de poda, tanto as radicais, de formação, quanto às de limpeza. Antes de inicia-las é sempre bom observar os formatos que se quer dar, eliminando galhos secundários prioritariamente, e em seguida cortando aqueles que ultrapassam a conveniência estética. As podas de formação costumam ser mais radicais, e nela o jardineiro deve levar em consideração a perspectiva de crescimento da planta.

Agosto é, enfim – especialmente as três primeiras semanas – oportunidade mais do que adequada para se investir nas plantas, jardins, hortas e demais cultivos, para que estejam à altura dos nossos sonhos na próxima primavera-verão. E por falar em primavera, lembrei que os buganvilles e outras plantas que pegam de galho também estão no momento propício para serem reproduzidas. Uma boa dica é usar um produto chamado “enraizador”, mergulhando-se o galho da planta que se quer na diluição recomendada. Mais um recurso para “ajudar” a Natureza...

Célia Borges