15 de abril de 2008

PAISAGISMO E JARDINAGEM VII – Plante na cozinha: tomate, salsa, cebolinha...


Mesmo quem não tem espaço para fazer uma horta, pode cultivar algumas espécies próprias para consumo em pequenos espaços, como um recanto da cozinha, da copa ou da área de serviço. Além da utilidade culinária, esse recurso pode ser extremamente decorativo. A única exigência é que o local escolhido receba claridade intensa ou então algumas horas de sol por dia, já que a maioria delas não resiste à sombra predominante.

Bancadas ou prateleiras sob as janelas, ou até jardineiras externas (observados os requisitos de segurança) podem ser indicados para esse tipo de cultivo, mas outros locais, desde que não muito próximos ao calor do fogão, pode ser adaptados. Uma vantagem é que podem ser plantados em vasos ou jardineiras de tamanhos pequeno ou médio, dependendo da quantidade desejada.

Algumas mudas de ervas e temperos são facilmente adquiridas no comércio, especialmente floriculturas e supermercados. Outras podem ser reproduzidas pelo aproveitamento de sobras domésticas, e ainda outras vão dar um pouco mais de trabalho pela necessidade de semear e acompanhar o crescimento. Esse é o caso do tomate, por exemplo, sendo que para interiores o tipo mais recomendável é o tomate cereja (Lycopersicon esculentum cerasiforme), devido ao seu pequeno porte. Mais doce que o tomate comum, ele também é rico em licopeno, antioxidante que combate os radicais livres e retarda o envelhecimento. Além de bonito, é ótimo para a saúde.

Planta de origem selvagem, o tomate cereja pode ser cultivado à partir de sementeiras (as sementes são encontradas em lojas especializadas), feitas em copinhos plásticos (inclusive aqueles de cafezinho) cheios de terra adubada, com cerca de três sementes por copinho. É importante observar as instruções da embalagem, além de manter a terra ligeiramente úmida, e jamais encharcada. De cada copinho deve ser escolhida a muda mais forte.

O transplante para local definitivo pode ser feito depois de 30 a 40 dias, quanto a plantinha tiver entre 10 e 12 cm, lembrando-se que, como uma trepadeira, ele precisa do apoio de estacas ou outros recursos semelhantes para se desenvolver e produzir adequadamente. As mudas devem ser plantadas a pelo menos 40cm de distancia uma da outra, ou em vasos individuais. A produção pode ser esperada em 120 dias aproximadamente. Plantado no solo, ao ar livre, o tomate é muito sujeito à pragas, mas em ambiente interno isso é mais raro, garantindo um alimento sem agrotóxicos.

Outra que exige sementeira é a Salsa (Apium pretroselinum), inseparável companheira de Cebolinha no tempero de inúmeros pratos brasileiros. Como o tomate, ela pode ser semeada em copinhos, e todo o procedimento no trato da muda deve seguir as orientações da embalagem, assim como o plantio. Plantadas em jardineiras, podem formar pequenas touceiras, intercaladas com cebolinha, o que dá um interessante feito decorativo. A reprodução da cebolinha é a mais fácil e barata que existe: basta reaproveitar as raízes que sobram do consumo, espetando-as na terra, e deixando para fora cerca de 1cm do talo remanescente. Ela brota sozinha.

Alguns tubérculos, como a beterraba, a batata-doce e o inhame podem produzir também interessantes folhagens, aproveitando-se aqueles que já passaram do ponto para o consumo, e que geralmente já apresentam brotos prontos para se desenvolverem. Basta enterra-los, com a parte mais cheia de brotos ao nível da terra, regar regularmente, e esperar a natureza. Nesses casos, entretanto, o aproveitamento da raiz para consumo não é garantido, sendo um plantio mais para efeito decorativo.

Também com intenso efeito decorativo, são indicados os vários tipos de pimenteiras, desde as de frutos vermelhos, as mais tradicionais, até aquelas que mantem a predominância do verde, as amarelas e as arrocheadas. Atualmente há grande variedade, facilmente encontradas nas floriculturas, e tanto podem ser cultivadas individualmente, como formando arranjos, em floreiras e jardineiras. Alguns tipos são mais ardidos, outros mais perfumados, é importante se informar antes da compra. Além do uso culinário, as pimenteiras são consideradas no folclore botânico como fortes neutralizadoras do “mau olhado”.

Célia Borges

Um comentário:

Minha disse...

Olá, Célia.
É sempre bom ler-mos comentários sobre o que escrevemos.
Achei ótima as suas dicas.
Sempre desejei ter um pequeno espaço para plantar salsa, cebolinha, coentro, tomate... e, hoje, tenho duas jardineiras bem grandes. Uma na janela e outra na sacada. Não preparei a terra como manda o figurinho, mas as minhas mudinhas já estão crescendo. Em breve irei replantá-las.
Um abraço carinhoso.
Minha.