12 de maio de 2008

SAÚDE – A jabuticaba é um achado para a saúde


Até bem pouco tempo, ninguém nem desconfiava. Parodiando o ditado, fruta de casa não faz milagre. Ou não fazia... até que a química Daniela Brotto Terci, da Universidade Estadual de Campinas, pesquisando em seu laboratório sobre novas fontes naturais de pigmentos capazes de substituir os corantes artificiais usados na indústria de alimentos, decidiu fazer experiências com a jabuticaba, devido a cor intensa de sua casca. Os resultados foram surpreendentes, revelando essa frutinha 100% brasileira como importante e inesperada aliada na saúde.

A pesquisadora reconhece que os estudos sobre a jabuticaba são escassos. Daí sua surpresa com a revelação de que a cor arroxeada da fruta é devida a uma grande concentração de antocianinas, a mesma substância presente nas uvas escuras, e consequentemente, no vinho tinto, e apontada como benfeitora das artérias. Num conjunto de frutas analisadas, ela concluiu que a quantidade de antocianinas por miligrama é de 314 para a jabuticaba, contra 290 da amora e 227 da uva.

Além da utilidade na fabricação de corantes, a análise da jabuticaba resultou em relevantes descobertas do ponto de vista da medicina: ela atua como antioxidante, ajudando a varrer as moléculas de radicais livres, efeito que é considerado eficiente na prevenção de tumores e problemas cardíacos. Estudos recentes apontam também os antioxidantes como auxiliares para estabilizar o açúcar no sangue dos diabéticos.

Além das antocianinas, foram detectados na composição de cada 100 gramas, ou um copo de jabuticaba os seguintes elementos: calorias = 51; vitamina C = 12 mg; niacina = 2.50 mg; ferro = 1,90 mg; fósforo = 14 g. A maior quantidade de antocianina está na casca, mas os demais nutrientes encontram-se na polpa. E tanto na casca quanto na polpa foi identificada também a presença de altos teores de pectina, fibra muito indicada para combater níveis altos de colesterol.

Como muitas outras frutas, a maior riqueza do ponto de vista da nutrição encontra-se na casca, à qual pode-se dar inúmeros aproveitamentos. A geléia, por exemplo, que é um dos mais famosos subprodutos da jabuticaba, com a vantagem de que as altas temperaturas não degradam as substancias benéficas para a saúde. O licor de jabuticaba também é muito apreciado, preservando valor e sabor. Muito interessante é também o “vinho” de jabuticaba, um fermentado que passa um ano em barris de carvalho, e que, de tão apreciado, já está inclusive sendo exportado.

Já os sucos, embora bastante saudáveis e indicados, são um pouco mais complicados: “Misturar jabuticaba com abacaxi dá uma bebida azulada”, comenta a nutricionista Solange Brazaca, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba-SP. Segundo ela, gotas de limão tornam o suco avermelhado. E recomenda que deve ser ingerido imediatamente após batido, pois sofre alterações de cor e sabor.

Outro cuidado que os cientistas indicam é que a fruta é muito delicada, e se modifica assim que arrancada da árvore, o que recomenda muito o seu consumo “no pé”. Como tem muito açúcar, a fermentação começa no mesmo dia da colheita. Por isso, a recomendação para maior conservação é embalada em saco plástico e mantida dentro da geladeira.

Muito popular, nativa e encontrada no Brasil inteiro, do Pará ao Rio Grande do Sul, a jabuticabeira é extremamente fácil de se cultivar. É também uma árvore bonita e atrai muitos passarinhos. Seu porte pode chegar até 9 metros de altura. A palavra jabuticaba vem do tupi, e quer dizer “fruto em botão”.

Célia Borges

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua página!
Obrigada pelas informações...
Um grande abraço
Elsa

Anônimo disse...

adorei essas novidades sobre a jabuticaba

pois ela e muito saudavel mesmo