9 de junho de 2008

LIVROS – Dicionário da Língua Portuguesa Medieval e o Disque-Gramática


Um dicionário especializado na língua portuguesa do período medieval, desde o ano 1100 até meados do século XVI, acaba de ser lançado pela editora da Universidade Estadual de Londrina/PR. A obra, do professor Joaquim Carvalho da Silva, aborda os aspectos semânticos, epistemológicos e ortográficos, e representa uma relevante contribuição para estudantes, pesquisadores e demais interessados no assunto.

Professor do departamento de Letras Vernáculas e Clássicas daquela universidade, o autor trabalhou por cerca de doze anos no estudo e pesquisa, e reuniu cerca de 17 mil verbetes, em 310 páginas. Segundo ele, o vocabulário do idioma naquele período era de cerca de 15 mil palavras, sendo que as expressões excedentes são por conta das muitas variações encontradas.

A língua portuguesa passou, ao longo dos anos, por uma série de variações, e o idioma, até chegar aos dias de hoje, foi recebendo novas palavras, estruturas e construções, com características próprias de cada região em que era falado. Por isso, para os estudiosos que precisam pesquisar em textos antigos, como aqueles que trabalham com História, Literatura, Filologia e Música, por exemplo, o dicionário será de grande utilidade.

“Trabalho com língua medieval na literatura há vários anos e sempre senti necessidade de um dicionário que me ajudasse a identificar palavras utilizadas nos textos mais primitivos. Muitas palavras atuais tinham, antigamente, ortografia bastante diferente, sendo difíceis de serem identificadas”, comenta o professor Joaquim Carvalho da Silva.

O dicionário está sendo vendido à R$ 65,00, com pedidos pelo site da UEL, www2.uel.br/editora, e por enquanto não está disponível na internet. Mas quem precisar da ajuda do professor, pode usar o Disque-Gramática, criado por ele mesmo há 13 anos, e que recebe cerca de 20 consultas por dia. O número é (43) 3371-4619.

Célia Borges

Nenhum comentário: