20 de junho de 2008

LIVROS – Livro sobre o General Osório terá lançamento e palestra dia 25 na AEDB

O livro “General Osório, o maior herói e líder popular brasileiro”, do Cel. Cláudio Moreira Bento, será lançado na próxima quarta-feira, dia 25 de junho, às 19 horas, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco. A publicação comemora bicentenário do lendário comandante do Exército brasileiro, sobre o qual, além da sessão de autógrafos, o autor fará a palestra “General Osório – arte e ciência da guerra”.

Modelo de soldado brasileiro – O marechal Manoel Luiz Osório, ou simplesmente General Osório, como foi consagrado popularmente, nasceu no dia 10 de maio de 1808, em Conceição do Arroio, atual Tramandaí, no Rio Grande do Sul, e faleceu no Rio de Janeiro, como Senador e Ministro da Guerra, em 1879.

O livro agora publicado, além do conteúdo biográfico, registrando a trajetória do General desde a infância, como estudante, cidadão e militar, contem também comentários de outras personalidades sobre ele, como o de Rui Barbosa, segundo quem “No grande soldado General Osório não aplaudimos senão o grande cidadão. Sua farda é cívica. Sua farda não o discrimina do povo: confunde-se com ele(...).

O autor – O Cel. Cláudio Moreira Bento é fundador e presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul. Radicado há muito em Resende, é também fundador e membro da Academia Resendense de História e da Academia Itatiaiense de História, onde é também presidente Emérito. Já escreveu mais de 80 livros, a maioria sobre história militar, mas também outros como A História da Santa Casa de Resende.

Célia Borges

Um comentário:

Priscilla Paggiaro disse...

Oi Célia, só passei rapidinho para falar que tenho um presente para você no meu bloguinho... ESpero que goste e um ótimo fim de semana! Beijão!