9 de agosto de 2008

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE – Fórmula ecológica para matar ratos

O uso de produtos tóxicos no combate aos ratos põe em risco a saúde de seres humanos e animais domésticos, podendo inclusive ser fatal, assim como é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Mas a falta de controle pode ser igualmente perigosa, de forma que a busca de soluções alternativas é sempre uma boa noticia. Sobre essa que apresento abaixo, embora não tenha tido possibilidade de comprovar, recebi de pessoa integra, através da internet. Mas é simples e barata, de forma que compensa experimentar.

Todo o custo é o de uma simples xícara de feijão cru, que não deve ser lavado, levado ao liquidificador ou multiprocessador, e triturado até virar uma farofinha, mas sem chegar totalmente ao pó. Coloque em montinhos, pequenas porções nos cantos onde há ocorrência desses roedores, como perto de portas e janelas, atrás de geladeiras, fogões e demais locais que julgar conveniente.

O rato não consegue digerir o feijão cru, que nesse estado contém substâncias para as quais se organismo não está preparando, causando assim um envenenamento natural por fermentação. Assim, além de não apresentar riscos para pessoas ou animais que entrem em contato, o próprio raticida não apresenta riscos para seres humanos e outros animais, que conseguem digerir o feijão, mesmo cru.

A fórmula não tem qualquer tipo de contra-indicação, e quem tiver interesse em se informar melhor à respeito pode consultar o Site da Universidade Federal de Pelotas.

Célia Borges

Nenhum comentário: