14 de setembro de 2008

JARDINAGEM E PAISAGISMO XXI – Olha a Primavera chegando aí, gente!!!! Ainda estamos no inverno, mas nem parece. Desde meados de agosto entramos, por




Ainda estamos no inverno, mas nem parece. Desde meados de agosto entramos, por assim dizer, na meia-estação. O clima do planeta está mudando, e não há meteorologia que nos proteja!!! Por isso, nunca é demais ficarmos atentos, adaptando as providências necessárias ao sucesso do jardim aos novos tempos. Antecipar um aumento na freqüência das regas é medida urgente, para enfrentar a evaporação inesperada, que pode comprometer vasos, canteiros e jardins.

Apesar da Primavera apressadinha, ainda é tempo para as podas de formação e para adubar as plantas. As que já floriram, entretanto, devem seguir seu ciclo, sem maiores manejos. É importante, entretanto, observar a ocorrência de pragas, tomando as providencias adequadas para extermina-las, antes que se propaguem para outras (Há três postagens anteriores, sobre métodos naturais de combate aos inimigos dos vegetais, nessa série) .

A exuberância da natureza vem se manifestando antes da época esperada, não só na flora, mas na fauna, com a passarada encantando nossos amanheceres e finais de tarde. E a nossa cidade – Resende – ainda que tão mal-tratada do ponto de vista ambiental, mostra sua pujança e capacidade de recuperação na florações dos ipês amarelos e nas copas vermelhas dos mulungus.

Linda cidade essa nossa, cuja beleza resiste à tudo, produzindo inesquecíveis cartões postais às margens do nosso Rio Paraíba do Sul... e também nas ruas sombreadas da região do Manejo – Vila Julieta, Alvorada, Liberdade... – cujo maior patrimônio de suas casas simples, são seus jardins majestosamente floridos...

Célia Borges

2 comentários:

Puteiro Nacional disse...

Celia, li seu comentário sobre o texto do Mainardi, que coloquei no blog. Amahã vou refazer meu Skype (que foi 'pro espaço' por causa de um vírus). Quando tiver refeito, te mando convite para que a gente possa conversar sem necessidade de telefone e interurbano. Se precisar, te digo como fazer para baixar este programa.
Beijocas, Ju

Puteiro Nacional disse...

Célia, depois que sua matéria sobre a nossa 'sociedade covarde' estiver pronta, me envia por e.mail?

Ju