23 de março de 2009

ESCOLA DE SAMBA FINLANDESA É ATRAÇÃO DO FESTIVAL EM PENEDO

A Finlândia tem Escola de Samba. Quem quiser, poderá conferir no próximo fim de semana, em Penedo. A apresentação de passistas da Escola de Samba Império do Papagaio é uma das principais e mais curiosas atrações do Festival Finlândia, e que poderá ser apreciada à partir de sexta-feira, às 20 horas, na sede do Clube Finlandês. O grupo também vai se apresentar no sábado, no mesmo horário, e no domingo às 12 horas, antecedendo o encerramento do festival, que comemora os 80 anos da chegada dos colonos finlandeses à região.
A fundadora da escola e organizadora da apresentação, Hannelle Lappaneva, conta, sorrindo diante da nossa surpresa, que escolas de samba na Finlândia já são uma tradição, e que a sua, a mais antiga entre as treze existentes no momento, já conta 33 anos. Criada inicialmente com o nome de Escola de Samba de Helsinki, uniu-se posteriormente à uma escola mais recente, assumindo o nome de Império do Papagaio.
Hannelle esclarece que os desfiles das escolas de samba finlandesas acontecem em junho, no segundo fim de semana daquele mês, quando é verão no hemisfério norte, já que na época do carnaval brasileiro, na Finlândia, é frio demais para permitir uma programação de rua. O grupo que se apresenta no Festival Finlândia é de cinco passistas, entre o contingente de cerca de 200 pessoas que fazem parte da escola.
Entretanto, um dos maiores hotéis do país já incluiu no seu calendário turístico a apresentação das escolas de samba em janeiro, em ambiente interno, e com grande sucesso de público. As passistas da Escola de Samba Império do Papagaio, entretanto, já conhecem bem o carnaval brasileiro, e também são conhecidas, já que segundo Hannelle, desde 2000 vêm sendo convidadas a desfilar no Rio de Janeiro, aproveitando a oportunidade como uma espécie de “estágio” anual.
Segundo Hannelle - que veio ao Brasil pela primeira vez em 1974, para um estágio, tendo trabalhado durante um ano no primeiro restaurante finlandês de Penedo - a idéia de fundar uma escola de samba na Finlândia ocorreu no ano seguinte, quando atuava como guia de turismo no Rio de Janeiro, e conheceu Jussy Virkilla, que estudava lá mas tinha vindo visitar os pais – Ville e Vaike Virkilla – e que combinou com ela um encontro em Helsinki, quando os dois voltassem, para desenvolver um projeto inspirado no Brasil.
Em 1976 eles fundaram a Escola de Samba de Helsinki, sendo que Jussy ficou encarregando de ensinar o “samba no pé”, e Hannelle, da confecção das fantasias, dos adereços e da parte administrativa. Apesar do prematuro falecimento do sócio, ela continuou com a escola, com a qual divide seu tempo, ocupado também como professora da área de turismo. Encantada com o Brasil, e particularmente com Penedo, onde tem uma casa para passar as férias, ela confessa que tem voltado todos os anos.
As passistas da Escola de Samba Império do Papagaio vão se apresentar nos três últimos dias do Festival Finlândia, acompanhadas de um grupo de percussionistas do Rio de Janeiro, Tambor Carioca. Nesses dias estão programadas também outras duas curiosas atrações, que são o Campeonato de Arremesso de Celular e o Campeonato de Carregamento de Mulheres.

Nenhum comentário: