6 de junho de 2009

PAISAGISMO E JARDINAGEM – Flor de maio invade, com a sua beleza, o mês de junho



Uma das mais belas floradas da estação seca, a flor de maio, Schlumbergera truncata, vem distribuindo a sua exuberância colorida de forma cada vez mais retardatária, talvez em conseqüência das mudanças climáticas. Embora em alguns locais de clima mais frio ela ainda tenha sua produção dentro da expectativa do mês que lhe deu o nome, é cada vez mais comum, em outros locais, que ela atinja a plenitude da sua floração um pouco mais tarde, durante o mês de junho, e em alguns casos se prolongando até julho.
Essa é uma circunstância feliz para jardineiros, paisagistas, e admiradores das flores de um modo geral, que assim podem apreciar a beleza dessas flores tão exóticas, por um pouco mais de tempo. Mas mesmo no restante do ano, com sua folhagem que despenca como chuveiro, as folhas suculentas interligadas em seqüência formando delicados galhos, ela é sempre simpática e decorativa.
A flor de maio pertence à família dos cactus, costuma crescer entre 45 e 60 cm, e embora resistente ao clima tropical que nos caracteriza, não deve ser nunca exposta ao sol direto. Por outro lado, a intensa claridade é indispensável para o sucesso do seu cultivo, o que a torna indicada prioritariamente para varandas e jardins de inverno, assim como na proximidade de janelas, inclusive em jardineiras internas.
Planta perene, costuma ser cultivada principalmente em vasos ou jardineiras pendentes, já que as flores nascem nas pontas de cada segmento de folhas – em formato que lembram orquídeas alongadas – e que o contato delas com superfícies podem comprometer seu pleno desenvolvimento. Embora aprecie um solo rico em matéria orgânica, ela também exige uma certa drenagem, o que pode ser obtido com o acréscimo de fibra de coco na mistura usada para plantio.
Com relação à umidade, o ideal é água sem cloro, com regas regulares, mas nunca excessivas, porque elas não suportam encharcamento. Essas regas podem ser reduzidas no início do outono, quando a temperatura cai e eles começam a se preparar para a floração. À partir do início de maio começam a surgir as inflorescências na ponta dos ramos, que vão se desdobrar em belas flores alongadas, e cujo colorido, à partir do branco, apresenta variedades de amarelos, rosas, salmão e vermelhos. É importante notar que, quanto mais claridade e calor, mais intensos são os tons das cores.
Uma das características mais curiosas das flores de maio é a sua facilidade de reprodução, o que costuma fazer a alegria dos jardineiros amadores. De uma única planta, é possível produzir dezenas de mudas. Basta, ao fim da floração, retirar a extremidade do galho que floriu, enterrando a parte interna num viveiro ou vaso comum, e aguardar que o seu pequenino pedaço de galho comece a dar sinais de enraizamento. Quando desse galhinho primitivo saírem pelo menos duas novas folhas, você poderá transplanta-lo para um vaso maior, com espaçamento de cerca de 25 cm entre uma muda e outra, ou das bordas do vaso. Uma única flor de maio, de tamanho médio, pode produzir assim, cerca de vinte mudas ou mais.
Célia Borges

Nenhum comentário: