3 de agosto de 2009

KÄRRI RYHMÄ TRAZ DANÇA FOLCLÓRICA AO CLUBE FINLANDIA, SÁBADO, DIA 8



O Clube Finlândia vai brindar os moradores e visitantes de Penedo, neste sábado, com a apresentação do Kärri Ryhmä, grupo de danças folclóricas vindo da Finlândia. Esta será mais uma atividade cultural promovida pelo clube, que faz parte da programação comemorativa dos 80 da colonização finlandesa em Penedo. O grupo se apresenta às 21 horas, como atração de abertura do tradicional baile.
O Kärri Ryhmä é um grupo de grande tradição na Finlândia, e vêm se apresentando desde a década de 1950, sem interrupções. Seu nome tem origem na dança Kärri-Ukko – o velho puxador de carroças – que eles consideram ironicamente apropriado, já seus integrantes não são jovens, embora alegres e enérgicos: alguns dançarinos atuais já o integram desde os anos 70, e a maioria possui históricos de dezenas de anos de dança.
Embora tenha incluido no repertório algumas variações das danças folclóricas, o Kärri tem seu principal foco nas danças mais tradicionais. O grupo se apresenta regularmente em festivais, seja na Finlandia, seja em outros países da Europa, América e Austrália. A equipe regular é atualmente composta por vinte dançarinos, que ensaiam semanalmente.
O Kärri é dirigido por Antti Savilampi, e o músico permanente é Vesa Kari, com seu acordeão, sendo os ensaios na Associação de Jovens de Munkkivuori. Na apresentação desse sábado, no Clube Finlandia, o Kärri vai dividir o salão com o Penedon Kanssantanssin Ystävät – Amigos da Dança de Penedo – tradicional grupo local, que assim vai receber seus colegas da Finlandia, proporcionando um espetáculo de integração e confraternização entre o Brasil e a Finlandia, através da dança.
Célia Borges

Nenhum comentário: